Do mais básico ao mais complexo, quando somos iniciantes na maquiagem percebemos diversas dificuldades, que vão desde o uso de ferramentas que possam nos auxiliar a fazermos nossa “make”, a truques e técnicas para produzir uma maquiagem mais elaborada.

Pensando nisto, decidi listar 5 dicas para quem está definitivamente iniciando neste universo e quer adquirir informações que lhe sejam úteis na hora de decidir o que comprar ou usar.

 

1- Na escolha de pincéis e outros acessórios

Por mais que existam regras e mais regras sobre maquiagem, de cara te digo que você tem que usar o que se sente confortável e possui domínio, portanto na hora de escolher os pincéis e esponjas para montar o seu kit: Opte por modelos mais simples, que possam ser aproveitados para aplicar mais de um tipo de produto, e que de algum modo você já esteja minimamente familiarizada, pois de nada adianta comprar uma ferramente que você sequer sabe mexer.

Pincéis mais abertos e fofos: Aplicam o produto de forma mais suave e espalhada.

Pincéis mais fechados e densos: Aplicam o produto de maneira mais precisa, depositando mais dele.

Esponjas: Podem ser utilizadas para aplicar bases, corretivos e até pó compacto ou translúcido.

Recomendo ao menos 1 pincel pra aplicar e 1 pincel pra esfumar a sombra, 1 pincel pra base, 1 para blush e 1 para pó, pois são o básico que toda pessoa precisa ter para iniciar.

Qual é o melhor? Você decide. Hoje além de utilizar os dois, eu ainda utilizo os dedos para aplicar e espalhar alguns produtos, pois tem determinados produtos que com o pincel ou esponja ficam marcando nas linhas de expressão.

 

2-Para uma pele básica, bonita e fácil

Primer, Base, Corretivo, Pó e Blush. Ah… Mas isso é o básico? Sim. Mas é uma boa escolha destes produtos básicos que fazem a diferença. Conheço várias pessoas que NÃO usam base ou Corretivo, apenas o pó. E outras que usam tudo, menos o pó. Por que ter os 4? Porque ambos serão seus aliados em todas as ocasiões.

Para a escolha do primer, observe as necessidades da sua pele: Tipo de pele (seca, mista, oleosa ou sensível) e o que espera do primer além de fixar bem a maquiagem. Ex.: Embelezar a pele, suavizar linhas de expressão, poros dilatados, hidratar a pele, efeito matte, efeito hidratante, efeito HD e etc.

Escolha uma base de cobertura leve ou média, mas que possa construir camadas com ela, pois assim, durante o dia a dia e momentos em que queira uma pele leve e natural, basta uma ou duas camadas no máximo. Já para a noite, festas e ocasiões especiais, poderá construir camadas, e se necessário, aplicar um bom corretivo para cobrir olheiras e espinhas.

Na escolha do corretivo, antes de pensar em pegar um tom mais claro para contorno, opte por um que seja do seu tom, para primeiro dominar o uso dele no tom correto e depois trabalhar contorno e iluminação, afinal o corretivo é um produto mais denso e pigmentado, que deve ser usado após a base, para cobrir o que a base não cobriu.

Para escolher o pó, recomendo que observe a textura dele, pois quanto mais fino e leve, melhor será o acabamento da sua pele, e lembre-se que o pó também tem que ser do seu tom. Não existe essa história de base de um tom e pó de outro tom pra corrigir. Tudo tem que estar no tom certinho da tua pele.

No blush, recomendo os que possui partículas fininhas de brilho, pois além de trazer cor e aspecto corado na pele, ainda irá dá aquela iluminada de leve, fazendo com que você não precise comprar também um iluminador. 🙂

5 dicas para iniciantes na maquiagem

Para carregar na bolsa e usar pra retocar todo o passo a passo: Pó compacto (ou translúcido) e blush. Todo produto em creme ou líquido, tende a derreter, não importa o seu tipo de pele, por isto o pó não deve ser descartado na maquiagem, e sempre carregado na bolsa, pois todas as vezes que sentir que a pele está juntando oleosidade e a base estiver saindo por isto, é só retocar o pó e blush, eles irão fazer com que a maquiagem dure mais tempo.

 

 

3- Para escolher as sombras

Opte por comprar trios ou quartetos de sombras em vez de unidades. Elas já vem todas combinadinhas e te dando as dicas de como alternar entre os tons, trazendo assim mais de uma combinação e podendo ser usadas separadas também. Escolha as que possuem tons neutros e varie entre sombras opacas e cintilantes, pois poderão ser aproveitadas tanto para o dia a dia, como para festas. Ahhh, e sempre ande com um desses quartetos na bolsa, pois se surgir um compromisso de última hora que pedir uma produção melhor, você pode alterar a maquiagem que está usando em poucos minutos com o quarteto.

 

 

4-Para escolher Máscaras de cílios e batons

5 dicas para iniciantes na maquiagem

Apesar de muitas pessoas comprarem máscaras para cílios sem testar, o ideal (assim como em toda maquiagem) é que você teste o produto, até para ver o tipo de pincel que ele possui. Há uma boa variedade de pinceis para rímel atualmente, portanto é interessante que você identifique o formato dos seus cílios para poder comprar a máscara ideal.

Observe se ele é longo, curto, reto ou curvo para poder escolher o rímel que possui o pincel perfeito para você, pois hoje, dependendo do pincel de rímel que você utilizar, nem é tão necessário ter curvex, pois o próprio pincel já estará curvando os cílios quando você for aplicar.

Para mais informações sobre os tipos de pincéis de rímel, confiram o post: Como aplicar rímel da maneira correta – Truques e Posições.

5 dicas para iniciantes na maquiagem

Agora quando o assunto é batom, temos os cremosos, semi mattes e mattes. Vai do gosto da pessoa e necessidade. Por exemplo: Em festas e eventos, em que eu quero que o batom dure muito, opto pelos batons matte, que podem ser em bala ou líquidos. No dia a dia, utilizo os cremosos e semi mattes. Os cremosos duram menos e precisam de retoque várias vezes ao dia, já os semi matte, ficam num meio termo e você não precisa retocar tanto.

 

5-Limpeza da pele e dos pincéis

5 dicas para iniciantes na maquiagem
imagem reprodução

 

Como assim a última dica é sobre limpar a pele? Sim. MUITA gente não limpa a pele devidamente, não remove a maquiagem, aplica maquiagem por cima de maquiagem, e o mais grave: Não faz limpeza de pele com frequência.

No dia a dia, todo tipo de sujeira se acumula em nossa pele, além claro, das células mortas que ali vão acumulando, enquanto novas surgem. Pra vocês terem noção do quanto uma pele limpa faz diferença na maquiagem, quando a pele está muito suja, os produtos de maquiagem NÃO aderem bem na pele, e consequentemente duram muito menos.

Quanto aos pinceis, os mesmos também devem ter frequência de limpeza, para garantir a durabilidade das cerdas, e claro, não acumular sujeiras e bactérias que você irá levar diretamente para sua pele. Pois imagina os restos de produtos de um mês de uso do pincel, acumulados nele e sendo levados pra tua pele limpa?

Falando Nisso…

Quer saber como fazer sua maquiagem durar MUITO mais tempo? Confira o post: 5 dicas para a maquiagem durar mais tempo, e me sigam no instagram do blog @tagarelandomoda, pois lá dou dicas express de maquiagem 🙂

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.