Definitivamente o tipo de pele mais comum entre as brasileiras é a pele oleosa, pois apesar de termos um clima que varia bastante de acordo com a região do país, o calor em grande parte do ano predomina por aqui. Tanto que a variedade de produtos para conter e reduzir a oleosidade da pele é enorme, e estes são os produtos que mais vendem, se comparados aos produtos para peles secas, por exemplo.
E já que as brasileiras amam uma pele matte, na busca pela pele mais sequinha, sem excesso de brilho e que faça a maquiagem durar mais tempo, muitas vezes erramos gravemente nos cuidados que temos com a nossa pele, fazendo-a aumentar ainda mais a sua produção de óleo.
Portanto, decidi listar 8 erros graves e bastante comuns, que cometemos na tentativa de ter uma pele mais sequinha ou por descuido, e que podem aumentar ainda mais a oleosidade da nossa pele, e acreditem, se você tem pele oleosa, já cometeu ao menos 1 deles.
1- Lavar o rosto demais
Um dos erros mais comuns e clássico para quem tem pele oleosa é lavar o rosto várias vezes ao dia, tem pessoas que chegam a lavar a pele do rosto 3, 4 ou até mais vezes no mesmo dia, na tentativa de retirar o brilho da pele, e o excesso de lavagem pode promover efeito contrário, e deixando a pele ainda mais oleosa, e isto tem um motivo: Toda pele precisa de hidratação, e quando retiramos excessivamente a oleosidade da nossa pele, a mesma entende que precisa repor o óleo que foi perdido ali, para não deixar a pele desprotegida, logo, o excesso de lavagens pode aumentar a produção de óleo.
Portanto, em vez de lavar excessivamente a pele, afim de conter a oleosidade da mesma, opte por lavar a pele no máximo 2x ao dia (manhã e noite), com sabonetes próprios para pele oleosa, assim você terá uma pele mais saudável e com oleosidade controlada.
2- Lavar o rosto com água quente
Se você costuma tomar banhos com água quente com frequência, saiba que isto pode estar contribuindo para o aumento da oleosidade da sua pele, pois a água quente além de ressecar a pele, também abre bastante os poros, fazendo com que a pele mais seca e ressecada, produza ainda mais óleo para repor o que foi perdido. Logo, o ideal para quem possui pele oleosa é intercalar os banhos quentes ao longo do dia, ou não lavar a pele do rosto com água quente, iniciando o banho pela lavagem do rosto com água fria, e depois mudando a temperatura da água para dar continuidade ao banho.
3- Não usar Hidratante
Talvez o maior erro cometido por quem possui pele oleosa seja esse: Não usar hidratante facial na pele. No geral pessoas que possuem pele oleosa tendem a não fazer uso deste tipo de produto por acreditar que ele vai acentuar ainda mais a oleosidade da pele, mas na verdade é o ato de não utilizar hidratante que fará a pele produzir ainda mais óleo.
TODA pele precisa de hidratação, mesmo as peles oleosas, e é por isto que existem hidratantes específicos para pele oleosa, pois eles irão devolver a hidratação necessária da pele, sem aumentar a produção de óleo da mesma. Quando você deixa de hidratar a pele, novamente entramos naquele processo que já expliquei no início do post: A pele passa a produzir mais óleo, e em vez de você conseguir controlar a oleosidade de sua pele, terá uma pele ainda mais oleosa.
4- Usar sabonete corporal ou comum no rosto
A pele do rosto é uma pele mais sensível e fina, e os sabonetes corporais e comuns, costumam ter mais gordura em sua composição, diferente dos sabonetes faciais, portanto usar sabonete corporal na pele facial é um grave erro, que pode aumentar ainda mais a produção de oleosidade. Atualmente o mercado de cosméticos possui uma infinidade de sabonetes faciais em barra e líquidos, próprios para peles oleosas. Eles vão limpar e controlar a oleosidade da maneira correta, sem agredir ou remover completamente o óleo da sua pele, como realmente tem que ser.
5- Dormir Maquiada
Sabe aquela conversa de dermatologista, mãe e até atrizes famosas, sobre nunca dormir com maquiagem na pele? Elas estão certíssimas! A maquiagem acumula nos poros, obstruindo os mesmos, deixando a pele suja, além de ressecar bastante a pele, e quando optamos por dormir com ela, nossa pele produz mais óleo para se livrar da sujeira e hidratar tudo que foi ressecado por ela, por isto o passo a passo de remover completamente a maquiagem antes de dormir, é importante não só pela higiene e saúde da pele, mas até para deixá-la respirar. Portanto NUNCA deixe de remover a make, mesmo nos dias em que estiver mais cansada. Para estes dias, se for o caso, opte por bons lenços demaquilantes, que possam te ajudar a remover toda maquiagem sem você precisar ir a pia lavar o rosto com algum produto demaquilante, os lencinhos são ótimos produtos emergenciais para estes dias.
6- Matificar Excessivamente a pele
Na busca pela pele perfeita na maquiagem, 90% das pessoas que possuem pele oleosa costumam usar e as vezes abusar de produtos de make que sejam matte, porém o erro surge quando o uso destes produtos se torna excessivo, pois matificar demais a pele também poderá promover o efeito reverso, fazendo com que a pele produza ainda mais óleo para repor o que está sendo perdido. Logo, em vez de brigar com o seu tipo de pele, tentando modificá-la a todo custo, que tal aceitar que um pouco de brilho nela é normal, e que é melhor ter uma pele saudável do que uma pele sofrendo agressões pela busca excessiva de uma pele seca.
Há uma série de produtos, incluindo de maquiagem, que ajudam MUITO no controle da oleosidade, sem a pessoa precisar fazer uso de vários produtos com essa mesma função.
7- Esfoliar a pele muitas vezes durante a rotina de cuidados
A esfoliação é necessária na rotina de cuidados com a pele, pois ela vai remover toda sujeira e células mortas que se acumulam no dia a dia na nossa pele, porém esfoliar demais a pele pode aumentar a produção de oleosidade da mesma. No geral 1 a 2 esfoliações durante a semana são o máximo de vezes recomendado por boa parte dos dermatologistas, de acordo com o tipo de pele da pessoa. Além disso, a esfoliação deve ser feita com com produtos que possuam grânulos fininhos, para não arranhar ou irritar a pele,
8- Não fazer limpeza de pele
Todas as pessoas que conheço que nunca fizeram limpeza de pele na vida, reclamam de 2 situações em sua pele: Excesso de oleosidade e espinhas. E isso tem um motivo: TODA pele precisa passar de tempos em tempos por uma limpeza mais profunda, para remover todas as impurezas que vão se acumulando, criando uma camada de sujeira e células mortas na pele. Quando você não remove essa sujeira, a pele não só passa a produzir mais oleosidade, como pode ter obstrução dos poros, formando assim as tão indesejadas espinhas. Por isto que a limpeza de pele é tão importante e insubstituível, pois ao contrário do que muita gente pensa, nenhum produto removerá completamente e da maneira correta os cravos e sujeiras que ficam na pele, quanto um profissional especializado nisto. Não é a toa que existem técnicas de remoção de cravos, até para não infeccionar e ferir a pele.
Dica da Tagarela: Algo que eu aprendi e fazia bastante quando ainda tinha pele oleosa (faço tratamento hormonal e minha pele mudou pra mista) era após remover toda maquiagem, hidratar bastante a pele com hidratante facial para a pele oleosa (hoje eu uso hidratante pra pele mista), pois a maquiagem resseca muito a pele. Assim eu conseguia ter uma pele mais bonita e controlar a oleosidade dela, sem sofrer com excesso de óleo.
Falando Nisso… Ama cuidados com a pele? Então confere o post Escova de Limpeza Facial, em que eu comparo 3 tipos de escovinhas de limpeza facial e como cada uma delas pode te auxiliar na rotina de cuidados com a pele, e me segue no instagram do Blog, que temos conteúdos mais curtinhos e exclusivos pro “insta”.