Um erro MUITO comum de ser praticado e que na maioria das vezes é o principal motivo para a maquiagem não sair com o resultado desejado, é o uso incorreto da função dos pinceis em cada passo da make. Apesar de não ser uma regra que deve ser cumprida, é importante lembrar que cada pincel foi pensado e desenvolvido para uma função específica da maquiagem, facilitando assim muitos dos processos dela, e quando você utiliza um pincel que não foi fabricado para a função que deseja usá-lo, ele pode não oferecer o mesmo resultado na make que o pincel correto promoveria.
É claro que a regra não serve para todos os modelos e que alguns tipos de pinceis podem ser usados em diferentes funções, e é exatamente por isto que decidi criar um post completo aqui no blog, mostrando como fazer uso dos principais pinceis de maquiagem, trazendo os modelos mais comuns, quais valem a pena investir para usar em mais de uma função, e quais modelos são desnecessários.

 

Tipos de pinceis

Pra começar, é importante destacar que atualmente temos 2 tipos de pinceis no que diz respeito as cerdas:
Pinceis de cerdas juntas: São os pinceis de cerdas mais unidas/concentradas. Esse tipo de pincel terá mais precisão, depositando mais produto na região aplicada, logo, servem para aplicar o produto de maneira mais concentrada possível.
Pinceis de cerdas soltas: São pinceis mais fofos, de cerdas mais espalhadas. Pegam uma quantidade menor de produto e são perfeitos para espalhar e esfumar a maquiagem.

Sabendo disto, as primeiras conclusões já vão surgindo e pode-se perceber que nem sempre o pincel será útil para várias funções, e que tudo vai depender do resultado que você quer obter na maquiagem. Por exemplo: Se você é do tipo que ama bases de alta cobertura porque gosta do efeito de pele lisinha e completamente uniforme e coberta, terá um melhor resultado fazendo uso de um pincel de cerdas mais concentradas, ou seja, juntas. Agora se você curte a pele com uma cobertura mais leve e acabamento natural, quanto mais soltas e fofas forem as cerdas dos pinceis, mas elas irão espalhar a base, deixando a pele com uma camada fina, embelezando-a de leve.

Logo, as regras de uso de pinceis não devem ser seguidas ao pé da letra, e o que vai motivar sua escolha será o resultado que deseja obter na maquiagem. Quanto mais esfumado quiser o olho, mais soltas e fofas devem ser as cerdas dos pinceis de olho.

Pincel de base/corretivo: São pinceis “grandes” e em geral com a máxima concentração de cerdas, para promover uma boa cobertura destes produtos na pele. Mas há atualmente entre as marcas de pinceis, alguns modelos que tendem a ser ” meio a meio”, com cerdas nem tão concentradas e nem tão soltas/fofas. Isso se dá ao fato de que cada vez mais a tendência da pele de acabamento natural e leve tem crescido e se sobressaído em relação a pele que foi queridinha durante anos, o famoso “rebocão”. Portanto, na hora de escolher qual pincel de base/corretivo usar, pense em como você curte o acabamento da sua pele: Alta cobertura ou natural?

 

Pincel de pó: São os pinceis maiores e mais fofos que você vai encontrar na loja, e isso tem um motivo: A área do rosto que irá levar o pó compacto ou translúcido é a maior área e o pó serve apenas para selar os produtos de pele líquidos ou em creme, logo, não precisa exagerar na quantidade de pó, caso contrário, o exagero dele pode deixar a pele com aparência envelhecida ou ressecada.

Pincel de Blush, contorno ou iluminador: Estão entre o meio termo de um pincel de pó e um pincel de base. Basicamente são pinceis que possuem cerdas nem tão concentradas e nem tão soltas, pois se as cerdas forem muito concentradas, vão deixar a pele muito marcada de produto, e se forem muito soltas, vão espalhar demais. Além disto, os pinceis de blush, contorno ou iluminador costumam ter um corte para a diagonal nas cerdas, que serve para ajudar na aplicação destes produtos.

Para pinceis de sombra: A regra é a mesma para os pinceis de sombra, quanto mais fofo for e mais cerdas soltas tiver, mais irá espalhar o produto, logo serão estes os pinceis ideais para esfumar o olho. E quanto mais concentrado forem mais cerdas, mais produto trará entre elas, deixando a sombra mais forte e pigmentada.

Pinceis para delinear e contornar os olhos: São pinceis que possuem poucas cerdas e elas são bem concentradas. Alguns imitam a ponta de uma caneta e são com eles que se obtém o melhor resultado para fazer uso de um delineador, seja líquido ou em gel. Mas não se engane, no caso destes pinceis, as cerdas não podem ser nem tão duras nem moles demais, caso contrário irão atrapalhar na hora de fazer o traço. Já para contornar os olhos, ou sobrancelhas, temos os famosos pinceis chanfrados, que além de terem cerdas bem concentradas, também possuem um corte na diagonal, para ajudar nos contornos, linhas e outros resultados em que a pessoa busque maior precisão.

Imagem reprodução

Pincel de limpeza: Sabe quando você faz um olho incrível na maquiagem, mas quando pára pra observar com calma, a sua pele está inteira cheia de resto de sombra? Isso é ainda mais chato quando você fez primeiro a pele, pois acaba sujando tudo, e se for esfregar para tentar remover, a tendência é borrar o resto de sombra na pele, e ter que refazer toda pele. Pensando nisto foi desenvolvido um pincel específico só para essa parte da limpeza, que basicamente serve para remover o excesso ou resto de produto em pó que tende a acumular na nossa pele enquanto fazemos a maquiagem. O nome dele é pincel vassoura, e ele tem poucas cerdas, porém num corte único que as deixa bem espalhadas. Muita gente sem saber acaba usando o pincel vassourinha para aplicar produtos como iluminador ou blush, e não é que ele não sirva para aplicar algum produto de make, mas ele irá pegar muito pouco do produto, deixando algo beeem suave na pele. Portanto se você sempre quis um iluminado mais forte na pele e nunca conseguiu, pode ser por estar fazendo uso deste pincel na aplicação.

Falando Nisso…

Curte conteúdos como este aqui em texto e vídeo? Então confere a categoria BELEZA do Blog e também o instagram, que lá tem vídeos semanais com dicas de beleza no IGTV.

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.