Imagem de Reprodução
No segundo post do projeto De Blogueira pra Blogueira (pra quem não viu o primeiro: 5 Dicas para quem está iniciando um Blog), trago um tema que acho muito importante ser debatido e que está entre as perguntas que recebo das meninas que estão iniciando: Afinal, como conquistar e ter seu próprio público no Blog/Insta Blog/Canal e etc?
Gostaria desde já de esclarecer que está longe de mim acreditar que sou uma expert nesse assunto, afinal, assim como vocês, também estou aprendendo (estou sempre aprendendo), e talvez eu seja apenas um pouco mais experiente que algumas meninas que estão iniciando agora, digamos assim. E como já havia dito no post anterior, o objetivo deste projeto é: Tentar resumir e sistematizar em forma de dicas, situações que funcionaram e ainda funcionam comigo, para assim compartilhar e ajudar quem está iniciando nesse meio. É aquele velho ditado: Uma mão lava a outra. 🙂
Vamos as dicas?
Seja você mesmo
Imagem de Reprodução
Pode parecer clichê, mas vocês não fazem ideia do quanto isso é importante em qualquer situação, e independente do blog ser um hobby ou algo profissional.
Todos os dias inúmeras pessoas surgem nesse meio da internet, e muitas vezes essas pessoas são mais personagens, do que elas mesmas, se envolvendo em situações mais para agradar o público do que por gostar. Ser você mesmo não significa não querer agradar a maioria, e sim se aceitar, com qualidades e defeitos e entender que nunca iremos agradar a todos, não importando o que façamos.
Ser você mesmo é ser honesto consigo e com o seu público, e acredite, quem lhe acompanhar, vai estar ali por gostar do trabalho de uma pessoa que realmente existe, que é real. Além disto, o público nota quando a pessoa é real ou quando é uma personagem, e isso termina por não passar credibilidade do seu trabalho.
Falando nisso…
Acho que outro ponto que cabe bem neste tópico é a honestidade com suas divulgações e conteúdos, pois sabemos que muitas de nós recebemos em dinheiro ou produtos (os famosos mimos) para poder falar sobre alguma empresa, e por isto, algumas pessoas terminam por mentir em algumas situações. Mentir não é legal, e se seu leitor/seguidor consumir algo por indicação sua e perceber que o produto/serviço não era nada do que você mencionava, você perderá completamente a confiança do leitor/seguidor (e aí volta a questão da credibilidade citada acima).
Promova interação
Imagem de Reprodução
Uma outra dica que acho importante compartilhar é a de promover interação tanto entre o blogueiro com o seu público, como entre as próprias pessoas que lhe acompanham. A interação blogueiro + leitor, permitirá o seu público lhe conhecer um pouco mais e se sentir mais próximo e íntimo daquele que ele(a) acompanha, fora que dessa interação podem sim surgir amizades legais. Atualmente algumas das minhas amigas eram pessoas que acompanhavam o meu trabalho com o blog e que eu pude conhecer melhor dos momentos em que sempre paro para responder comentários e recadinhos que o pessoal deixa para mim.
Além disto, acho interessante também incentivar que as pessoas do seu público interajam entre elas, pode ser por encontrinhos ou postagens em que os mesmos possam compartilhar suas próprias dicas com você. Essa interação vai servir para conhecer um pouco mais seu público e suas necessidades.
Faça pesquisa de público e interesse
Imagem de Reprodução
Quando me refiro a fazer pesquisa, não é apenas lançar um link com questionários para as pessoas que lhe seguem responderem. A pesquisa é entender quem é seu público, onde moram, o que consomem e o que gostam de ver em sites e redes sociais. Isto vai ajudar por exemplo a filtrar suas ações e direcionar seu conteúdo a quem pode se encaixar no perfil que você traçar com a pesquisa, por exemplo. Portanto observe a atitude das pessoas em suas redes sociais, o que elas postam, o que curtem ou comentam, isso definitivamente ajudará eu seu trabalho.
Diversifique seus conteúdos de acordo com os canais que utiliza
Imagem de Reprodução
Apesar de ter como foco principal o Blog, atualmente tenho buscado produzir conteúdos para cada espaço que possuo: Blog, Instagram e Fan Page. Por que fazer isto? Nem todo mundo que me segue no instagram acessa o blog e nem todo mundo que acessa o Blog me acompanha no instagram ou fan page e por aí vai. Produzir conteúdo exclusivo para cada espaço me faz conquistar pessoas em cada um dos meios e ao mesmo tempo se torna um convite para cada pessoa conhecer cada espaço que eu tenho. 🙂 Desde que passei a movimentar mais minha Fan Page, percebi que passei a ganhar mais curtidas e seguidores, portanto indico bastante se dedicar um pouco mais a cada espaço. O legal do Blog e Fan Page, é que dá para programar postagens para vários dias, assim você não precisa atualizar esses espaços todos os dias religiosamente, pois pode tirar um dia da semana para programar tudo, por exemplo.
Compartilhe seu conteúdo em grupos e perfis para blogueira e para seu nicho
Imagem de Reprodução
Por último, algo que definitivamente faz diferença para se conquistar um público: O processo de compartilhar seus conteúdos em grupos/perfis de redes sociais. Atualmente eu retiro 1h do dia (pela manhã ou noite) só para compartilhar minhas postagens do Blog em todos os grupos do facebook que participo e que estão ligados a temas que abordo ou que possui o público perfil do meu trabalho (grupos de bazar e femininos também servem viu? Fica a dica), instagram, whatsapp, Google + e até em meu perfil do Linkedin. Depois que passei a fazer isto com assiduidade, percebi uma diferença exorbitante tanto em acessos no Blog, como em pessoas que passaram a voltar a acessa-lo e assim, “fidelizar” como mais um integrante do meu público.
Portanto, compartilhe seu conteúdo com outras pessoas, inclusive com amigos, peça para eles compartilhar com os amigos e em suas próprias redes sociais, assim pessoas que não lhe conhecem vão poder ver o seu trabalho.
[…] De Blogueira pra Blogueira (pra quem ainda não viu os outros posts, corre pra conferir por aqui: Dicas para conquistar seu público e 5 dicas para quem está iniciando um Blog) um tema que muita, muita gente já havia me pedido: […]