Um dos dilemas mais comuns entre as mulheres e os cuidados com os cabelos é saber trata-los da maneira correta quando eles estão bastante danificados, frágeis e ressecados, é o famoso “cabelo palha”, que recebeu esse apelido justamente por sua aparência que se assemelha a uma vassoura de palha.
O que muita gente não sabe é que o cabelo palha (ou cabelo elástico) nada mais é do que o resultado de uma severa agressão aos fios, que pode ser resultado de algum processo químico no cabelo, excesso extremo de secador ou chapinha sem a devida proteção térmica ou até mesmo por muito sol, cloro e água do mar sem uso de produtos com filtro solar.
imagem reprodução
O resultado dessas agressões é um cabelo bastante danificado, com as pontas severamente destruídas e com aparência de que foram “mastigadas”, e ao notar esses aspectos nos nossos fios, muitas de nós optamos por cortar o cabelo, na maioria das vezes, acreditando que para esta situação não há outra solução que não seja a de se livrar das partes do cabelo que apresentam essas características.
Mas há na verdade várias maneiras de tratar e recuperar completamente os fios quando os mesmos estão assim, e pensando nisto, decidi reunir uma série de dicas e produtos que podem te auxiliar nesse processo de recuperação capilar, caso você esteja passando por este problema.
1- Faça bastante uso de linhas de Reconstrução Capilar
A reconstrução capilar é o primeiro passo e fator determinante para você conseguir recuperar um cabelo que foi muito “detonado” e se encontra com o efeito palha, pois o processo de reconstruir o cabelo vai repor toda massa capilar que foi perdida, deixando os fios mais fortes e resistentes, além de alinha-los novamente, retirando assim boa parte do “efeito palha” dos cabelos. Meu conselho é: Faça bastante uso de linhas de reconstrução capilar (shampoo, máscara e condicionador) durante as primeiras semanas, isso ajudará bastante na recuperação dos fios. Para saber mais sobre o processo de reconstrução capilar e produtos que indico, confiram o post #SOSTagarela Reconstrução Capilar.
2- Não use apenas produtos “SOS” para combater o cabelo palha
imagem reprodução
Um erro muito comum nosso é acreditar que o uso daqueles produtinhos “SOS” que deixamos por pouquíssimo tempo nos fios (a maioria define um tempo entre 1 à 5 minutos no máximo) vai resolver todos os problemas deles e tratar completamente o cabelo. As famosas ampolas de tratamento e outros produtos de ação imediata são sim um tratamento de choque, que contribuirão para a restaurar os fios, porém não são suficientes para deixá-los completamente saudáveis.
É necessário entender que TODO cabelo precisa ser limpo por um shampoo apropriado para as suas necessidades, também deve ser nutrido, hidratado e restaurado com produtos específicos para cada função. Os produtos de ações “SOS”, que restauram o fio em pouco tempo, são na verdade aliados que devem ser utilizados em nossa rotina como um complemento e não substituindo o uso de outros produtos.
3- Seja adepta de receitas caseiras
https://www.youtube.com/watch?v=NM2HtJzmBVw
Tudo aquilo que é natural traz um resultado infinitamente melhor, ponto. Não tem o que se discutir. Portanto em vez de fazer uso de várias máscaras de tratamento com fórmulas diferentes, que tal usar a substância que ela possui misturada em meio ao produto, por exemplo? Hoje mantenho em casa óleo de coco, vinagre de maçã (vou dá essa dica já já), babosa, óleo de rícino, entre outros vários produtos naturais, que uso para misturar junto aos meus cosméticos de cabelo. E muitas vezes faço minhas misturinhas loucas só com eles ou aplico-os sozinhos mesmo, e o resultado é sempre maravilhoso. Minha dica é: Teste. Se informe, crie suas misturinhas e receitas próprias, de acordo com as necessidades do seu cabelo, pois algumas são valiosas e podem contribuir bastante no processo de recuperação dos fios.
4- Faça o Cronograma Capilar
Muitas pessoas acham que o Cronograma Capilar é apenas para quem deseja que os fios cresçam mais rápidos, mas na verdade o cronograma se faz importante por repor tudo o que o cabelo precisa e perde no dia a dia. Seguindo um passo a passo certinho de um cronograma voltado para as necessidades do seu cabelo, o mesmo irá se recuperá muito mais rápido. Portanto se informe sobre cada passo do cronograma capilar e monte o seu, que eu garanto que você não vai se arrepender. (pra quem ainda não entende muito sobre o cronograma capilar, confere o post: #SOSTagarela Cronograma Capilar)
5- Use finalizadores “especiais”
Há atualmente no mercado dos cosméticos uma infinidade de finalizadores que visam recuperar os fios danificados, principalmente as famosas pontas duplas. Portanto antes de pensar em cortar o cabelo e retirar as pontas que estão danificadas, faça um teste com um desses produtos, utilizando-os por mais ou menos um mês e acompanhando os resultados. Particularmente eu indico bastante o sérum finalizador da linha Nutri Coco da Amazoni, que realmente trata das pontas duplas, deixando-as bonitas e saudáveis, e finalizadores BB cream, que unem várias funções de tratamento em apenas 1 produto, alguns são milagrosos! hahaha
6- Vinagre de maçã para porosidade e alinhamento dos fios
imagem reprodução
Já vi muuuita gente falando de forma positiva e negativa sobre o vinagre de maçã, mas não posso negar que sou uma das maiores fãs dessa receita para o cabelo. Ele não irá tratar o fio como um produto de reconstrução, por exemplo, porém seus resultados são surpreendentes!
Um dos motivos do “efeito palha” nos fios é a alta porosidade que os mesmos se encontram (quando as cutículas do cabelo estão completamente abertas, e por isto nenhum produto segura nos fios, e consequentemente eles ficam extremamente ressecados e com aparência desgastada), isso faz o fio do cabelo ficar desalinhado e consequentemente cheio de frizz, sem brilho e vida.
O vinagre de maçã possui o pH ideal para os fios, selando as cutículas do cabelo e alinhando os fios já na primeira aplicação, devolvendo maciez e brilho ao cabelo, por isto que ele é super importante para remover o efeito palha dos cabelo.
Dica da Tagarela
imagem reprodução
Antigamente eu misturava o vinagre no shampoo ou máscara de tratamento, mas hoje minha misturinha especial com o vinagre de maçã é mistura-lo junto ao condicionador, colocando a mesma quantidade que uso de condicionador para o vinagre. Misturo os dois num recipiente e aplico nos fios evitando a raiz. Deixo agir por 10 minutos e depois lavo com água.
Não precisa se preocupar com o cheiro do vinagre, pois ele não fica no cabelo, e o resultado é ainda melhor, o cabelo alinha na hora e ainda dá aquela desmaiada pesada nos fios, que é perfeita pra quem tem muito volume e quer controle de volume de forma mais natural. 🙂
Agora quero saber de vocês: Que tema vocês querem ver no #SOSTagarela?
Deixem nos comentários, fechado? 🙂
[…] SOS Tagarela […]
Receitas de reconstrução caseira super potente para um cabelo mais que danificado