Essa é definitivamente uma das dúvidas mais comuns e que surgem quase todas as vezes que publico algum conteúdo referente a cuidados com o cabelo, e pra quem está chegando aqui agora, PRECISA saber que eu tenho um conteúdo especial no Blog, só voltado para cuidados com o cabelo, o SOS Tagarela, em que eu compartilho todo tipo de tratamento e cuidados para recuperar o cabelo em diversas situações, e claro que não poderia faltar um post falando sobre cabelo que está se partindo, ou seja, sofrendo quebra em várias partes dos fios.
E desde já adianto que quebra é diferente de queda capilar, e ambas situações exigem tratamentos e cuidados diferentes, além de envolverem vários fatores, que irei detalhar aqui.
Queda Capilar
Queda Capilar, ao contrário do que MUITA gente pensa, em geral não está associada ao uso de algum produto de cabelo, e sim a outros fatores, que contribuirão para que o cabelo caia, a partir da sua própria raiz. Pode ser causada por alterações hormonais, estresse, anemia, alimentação irregular e até excesso de oleosidade no couro cabeludo. Fatores internos no organismo que podem enfraquecer o fio direto da raiz, irão promover a queda, e alguns POUCOS produtos de cabelo também podem fazer com que o cabelo se solte direto da raiz, como linhas “Bomba” de crescimento capilar.
Sim, algumas linhas de crescimento capilar, os famosos “Shampoo Bomba” são capazes de dar efeito reverso e promover queda capilar, isto se dá porque os mesmos tendem a deixar a raiz excessivamente oleosa, e o excesso de oleosidade tapa poros e ajuda na proliferação de fungos, descamação do couro cabeludo, coceira, entre outros fatores que vão contribuir para a queda dos fios. Portanto se você usou uma linha de crescimento capilar e sentiu que seu cabelo passou a cair mais do que de costume, suspenda o uso imediatamente.
E ainda há casos de produtos cuja fórmula possui químicas que danificam o fio diretamente em seu DNA, “matando” o cabelo e promovendo a queda, mas em 90% dos casos, a queda capilar está ligada a outros fatores que não incluem uso de cosméticos, como menopausa, alterações hormonais referentes a tireoide, anemia, entre outros fatores, e em casos assim NENHUM produto de cabelo evitará a queda, portanto o correto é procurar um médico especialista, para investigar o seu caso por meio de um atendimento completo e exames médicos. Para vocês compreenderem melhor a situação, vou usar como exemplo, um caso que ocorreu com uma pessoa da minha família, que após a menopausa passou a ter queda capilar. Tentamos de tudo, incluindo os melhores produtos para cabelo voltados a tratamento anti queda, e nenhum deles resolveu, pois a menopausa promove uma alteração hormonal no organismo da mulher, fazendo com que muitas passem a sofrer com a queda capilar, e para solucionar este problema, é necessário um acompanhamento médico com reposição hormonal, portanto, não caiam nesta de que um shampoo anti queda irá resolver, na dúvida, o melhor mesmo é procurar um médico para garantir um tratamento eficaz e que não afete sua saúde.
Quebra Capilar
Agora sim, a famosa quebra capilar, ou corte químico, como também é chamada em alguns casos. Quando o cabelo chega ao ponto de partir, ou seja, quebrar, significa que ele foi severamente danificado, chegando a um nível de fragilidade absurda. Em geral a quebra é o resultado de uso de muita química nos fios, química esta que faz com que o mesmo perca massa capilar e nutrientes capazes de deixá-lo saudável, e o resultado é um fio mais fino e frágil, que pode partir até no processo de pentear e desembaraçar o cabelo com uma escova. Mas a quebra também pode ocorrer em um cabelo “virgem” que nunca fez uso de química.
Como assim?
Fatores externos como sol e banhos de mar e piscina, uso excessivo de calor (secadores, chapinha e etc) sem a devida proteção térmica, e até a escova que você utiliza para desembaraçar, são capazes de quebrar o fio em diferentes pontos, pois se as cerdas não forem maleáveis ou não estiverem bem posicionadas, as escovas podem se tornar verdadeiras vilãs na quebra dos fios. Além disto, tintas, descolorações, progressivas, produtos para alisar cabelo em geral, entre outros, são os principais produtos capazes de promover a quebra do fio, e deixá-lo partido, como costumamos chamar. E isto se dá por dois motivos:
Incompatibilidade química
Quando seu cabelo já possui alguma química, que não precisa ser necessariamente de uma mudança de cor dos fios, pode ser até de algum shampoo ou máscara que você utiliza e não sabe que possui química, e faz uso de um outro produto, que não é compatível com o que já está no cabelo. Neste caso ocorre uma incompatibilidade por conta da reação química (você pode sentir o cabelo/couro cabeludo esquentar), e aí ocorrerá o corte químico, pois o cabelo não vai aguentar tal agressividade, partindo-se em mais de um ponto, dependendo da reação que tiver.
Cabelo fraco
Se seu cabelo já estiver fraco/fragilizado, o ideal é tratar intensivamente dele antes de mais nada. Caso contrário, se você resolve pintar os fios com eles frágeis, por exemplo, a quebra dos fios será inevitável, pois como falei no início do post, o que leva um cabelo que se parte/quebra é um cabelo que está extremamente fragilizado, portanto, antes de fazer qualquer mudança nos fios, certifique-se de como está a saúde deles.
E o que fazer com um cabelo que está partindo?
Um bom Cronograma Capilar, com bastante foco nas primeiras semanas em reconstrução. Muita gente inicia o famoso cronograma com a hidratação, mas se seu cabelo está fraco e partindo, SEMPRE inicie com a reconstrução, pois ela irá restaurar a força daquele fio fragilizado, fazendo uma boa reposição da massa capilar e garantindo que ele não irá mais partir. E quando você sentir que supriu esta etapa, pode dar continuidade aos outros passos do cronograma. Sempre falo que a reconstrução capilar te dá a segurança que você precisa, de que seu cabelo está forte, pois um cabelo com os fios finos, não sustentam sequer no calor de um secador.
Para a reconstrução dos fios, recomendo o uso de linhas a base de Queratina, Proteína do Trigo, Pantenol, Biotina e linhas em geral a base de proteínas e aminoácidos, pois são excelentes para reconstruir o fio do cabelo, deixando-os mais fortes, alinhados e saudáveis. Meus preferidos para a reconstrução são a Proteína do Trigo, por sentir que ela consegue restaurar bem mesmo aquele cabelo que está muito detonado, e o Pantenol, pois ao contrário do que muita gente pensa, Pantenol não serve apenas para hidratar, ele também reconstrói por ter uma ação regeneradora, tanto que não é a toa que a maioria dos tatuadores recomendam a própria pomada Bepantol para ser aplicada tatuagens recém feitas, pois ela consegue regenerar aquela região da pele que foi lesionada.
E se você não sabe o que é um Cronograma Capilar, clica no post Cronograma Capilar com a Magic Color pra conferir todos os detalhes.
Agora, se gostou deste post e conhece alguém que está passando por queda capilar, compartilha o link dele com ela, e não esquece de me seguir no instagram do Blog, que lá eu dou dicas curtinhas e úteis de como cuidar dos fios. 🙂