imagem reprodução

Você sabia que há uma grande diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado? E que dependendo de uma dessas opções o tratamento com o produto que você anda utilizando em casa, pode estar sendo errado? O #SOSTagarela de hoje é para esclarecer quando um cabelo é seco ou está ressecado, e como tratar dos fios da maneira correta quando os mesmos estão em uma dessas situações ou até nas duas (que é muitas vezes o meu caso).

Pra começar, vamos as definições. 🙂

Cabelo seco é uma característica do cabelo: O cabelo pode ser normal, oleoso ou seco. No caso do cabelo seco, as glândulas sebáceas do couro cabeludo não produzem gordura suficiente para suprir toda extensão do fio, ou a curvatura do fio não permite que sua oleosidade natural alcance todo comprimento dele, e a consequência disto são fios mais opacos e pouco sedosos. Além disso, o cabelo que carrega essa característica possui a tendência a deixar as cutículas (ou escamas) dos fios abertas mais facilmente, deixando-o assim vulnerável aos agentes externos. Ter o cabelo seco não é algo que pode ser “alterado, pois é a própria característica do organismo da pessoa, mas isso pode ser facilmente resolvido com linhas de produtos para cabelos secos.

Em contrapartida, qualquer tipo de cabelo pode vir a se tornar um cabelo ressecado, pois o ressecamento dos fios ocorre por agentes externos (sol, uso de chapinha ou secador em excesso, química, cloro de piscina, entre outros) ou por pouca hidratação dos fios. Por isso um cabelo pode ser seco e ao mesmo tempo estar ressecado, uma vez que o cabelo seco possui essa facilidade, por deixar os fios mais expostos as agressões que provocam o ressecamento. Mas não se engane, cabelos normais ou oleosos também podem sofrer com ressecamento se não forem cuidados da maneira correta.

 

Para tratar cabelo seco

cabelo seco ressecado

imagem reprodução

Bons produtos a base de óleo, ou seja, as famosas linhas de nutrição, pois ao contrário do que muita gente pensa, um cabelo que é naturalmente seco precisa muito mais de nutrição (óleo) do que de hidratação, uma vez que sua raiz não produz óleo suficiente para todo cabelo, ou o que produz não chega em todo comprimento do fio, que é o caso por exemplo dos cabelos cacheados e crespos, que tendem a ser oleosos na raiz e secos do meio as pontas, pois a curvatura do fio impede que a oleosidade natural dele desça até as pontas. Minha dica é: Teste os produtos que você possui em casa e veja com quais seu cabelo melhor se adéqua.  Ahhh… E vale a pena aprender algumas receitas caseiras e misturinhas neste caso, como por exemplo: Misturar óleo de coco, argan ou rícino em algum produto de cabelo ou aplicá-lo puro por alguns minutos nos fios. 🙂

 

Para tratar cabelo ressecado

cabelo seco ressecado

imagem reprodução

Já para tratar cabelos ressecados, a hidratação não será suficiente, uma vez que os fios estão danificados, frágeis e muitas vezes com as cutículas bastante abertas, o que fará com que a hidratação não se mantenha no cabelo, a menos que as mesmas sejam fechadas (ou seladas). Portanto o ideal para tratar um cabelo ressecado é além da hidratação, produtos com função reconstrutora, para repor a massa capilar perdida, fortalecer os fios e reconstruir tudo o que foi danificado. Atualmente além de várias linhas de reconstrução, temos também no mercado de cosméticos, vários produtos SOS que buscam promover uma espécie de tratamento de choque, com reparos já na primeira aplicação, inclusive, já falei sobre a forma correta de usar esses produtos SOS no post Cabelo Palha: Como resolver.

 

O que posso fazer para evitar:

cabelo seco ressecado

imagem reprodução

Como falei anteriormente, não há como evitar ter um cabelo seco, pois isto é algo do próprio organismo, mas você evitar que o seu cabelo cujo característica é seco, fique sem brilho e opaco, com linhas de cosméticos voltadas para cabelos secos. No caso do cabelo ressecado, que é um processo de agressão de agentes externos, faça sempre uso de protetores térmicos na hora de escovar ou passar chapinha nos fios, protetor solar para os dias de sol, produto que criem películas protetoras contra cloro de piscina e  tenha cuidado na hora de aplicar qualquer produto químico, como tintas, descolorantes, alisantes e etc, além disto, manter uma rotina de cuidados com o fio, como um Cronograma Capilar por exemplo, é o maior aliado para se ter um cabelo bonito, forte e saudável.

 

Se você quer pegar dicas a respeito da Nutrição e Reconstrução capilar ou saber mais sobre o Cronograma Capilar, acessa nossa categoria SOS Tagarela aqui no Blog, que é toda voltada para temas assim 🙂

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.