imagem reprodução

Todo ano são as mesmas frases e dúvidas, principalmente nos desfiles das grifes internacionais: “Tá vendo que não dá pra usar esse look em meu dia a dia…” “Nossa, que roupa esquisita…” ou “Nunca usaria uma peça de roupa como esta…”

Depois de muito notar a dificuldade de várias mulheres que curtem estar por dentro de todas as tendências da moda, mas não possuem necessariamente um estudo ou conhecimento aprofundado no assunto, pensei: Por que não produzir um conteúdo que possa auxiliar esse público, trazendo dicas de como adequar algumas tendências das passarelas de principais grifes do mundo, em looks para pessoas reais, pensando em diferentes rotinas e estilos.

Pra começar, é importante destacar que quando uma marca lança sua coleção em desfile, na maioria das vezes não está necessariamente apresentando a peça final, com tudo o que está ali, naquele momento. A cada coleção, as tendências lançadas são referentes aos tipos de tecidos, cortes, cores, estampas, modelagem e etc. Portanto, todas as vezes que você for assistir a um desfile ou acompanhar as fotos do lançamento, observe o que está se destacando e vindo como referência em mais de um look, isto ajudará a indicar o que aquela empresa está propondo como nova tendência de moda para a estação.

A partir disto, decidi usar como exemplo 3 grifes que desfilaram suas novas coleções nesta última semana em Paris, para observarmos suas tendências, e como podemos aplicar cada uma delas em nosso dia a dia.

 

Dior

imagem reprodução

A Dior é referência em trabalhar a imagem do feminino como algo delicado, quase como “meigo”, digamos assim. E desta vez trouxe como uma de suas tendências, peças com a cintura levemente marcada, seja por cintos, faixas ou própria modelagem da peça. Mas não é aquela cintura marcada que traz toda atenção pra si, pelo contrário, é algo mais sutil, como se estivesse contornando as formas naturais do corpo feminino.

tendências

imagem reprodução

imagem reprodução

O caimento da maioria das saias de seus vestidos ficaram entre o godê e plissado, dando ainda mais delicadeza as peças, e contrastes nos looks que trouxeram ternos. Sim, a Dior apresentou ternos em looks completos, todos combinadinhos e com a mesma pegada da cintura levemente marcada, para não perder a essência da feminilidade que a grife carrega.

 

Como aderir no dia a dia

imagem reprodução

imagem reprodução

Aposte em cintos fininhos para marcar a cintura de saias e vestidos mais folgados, ou vestidos que já carregam esta marcação da cintura em sua própria modelagem (os famosos vestidos lady like). A marcação também pode ser em alguma modelagem de calça cintura alta, como uma pantacourt por exemplo, que voltou com tudo desde final do ano passado e ainda deve ficar em alta por um bom tempo.

imagem reprodução

Quanto aos terninhos, que são uma ótima opção não só para looks para o trabalho, mas dependendo do seu estilo, até looks mais casuais, dá pra misturar com shorts, saias, calças, sapatilhas, salto, sandália, fica ao seu critério.

 

Givenchytendências

imagem reprodução

imagem reprodução

A Givenchy trouxe MUITO brilho e paetês, mesmo em tecidos mais claros e leves, que passam a ideia de uso durante o dia. Mas afinal, o que nos impede de usar um pouco de brilho durante o dia mesmo? Além disso, era perceptível a “brincadeira” que foi feita com algumas peças apresentadas em sua coleção, com cortes que lembravam levemente roupas masculinas, como calças e ternos.

 

Como aderir no dia a dia

imagem reprodução

imagem reprodução

Para o toque de brilho durante o dia, vou sugerir um truque que a própria grife apresentou nesta coleção: Aposte em acessórios. Braceletes, colares e cintos metalizados, que podem levantar qualquer produção, mesmo as mais simples. Além disto, outro truque para usar brilho durante o dia é optar por peças que levem paetês foscos, por exemplo, ficam elegantes sem exagerar no brilho.

Já durante a noite, pode abusar nas peças e montar um look completo com brilho se for o caso. Peças com brilho/paetês que ao meu ver são ótimas para se investir são bolsas, shorts e blazers, pois são muito coringas e podem ser utilizadas em diferentes looks e não necessariamente apenas em um. 

 

Chanel

imagem reprodução

tendências

imagem reprodução

A Chanel também teve bastante brilho, alguns terninhos (perceberam que os conjuntos com ternos estão vindo com tudo?), mas duas coisas me chamaram mais atenção: Golas destacadas e botas de cano curto com looks de diferentes estilos, incluindo sociais!

As golas receberam pedrarias, texturas, volumes e todo tipo de aplicações e cortes, sendo muitas vezes a protagonista no look, já as botas, todas em cano curto, tinham diferentes estilos e tecidos, como o couro, o veludo e até completamente coberta por paetês e muito brilho. Apesar da ousadia, adorei em alguns looks, pois deu uma quebrada na formalidade da produção festa, e em alguns casos, trouxe uma pegada bem rocky.

 

Como aderir no dia a dia

tendências

imagem reprodução

Acredito que mais agora do que nunca, já que estamos no inverno, as golas podem ser aderidas muito bem e de diferentes maneiras. Vale fazer aplicação em alguma gola de camisa já antiga, ou simplesmente já comprá-la assim. Pra destacar a gola, também pode ser usado algum colar que as deixe unidas ou alguma fita, formando um laço, como já compartilhei como dica no post Como utilizar peças básicas do guarda roupas para compor looks personalizados.

tendências

imagem reprodução

Se tratando das botas, acredito que é um acessório que pode ser adequado em diferentes estilos e combinações, portanto vai muito do estilo da pessoa, que pode aderir um modelo básico e limpo, no estilo country ou com uma pegada mais rocker com um coturno. E já andei inclusive dando dicas de como utilizar botas, aqui no Blog, no post Como usar botas em lugares quentes, pra mostrar que dá sim pra fazer uso delas mesmo no verão ou em lugares mais quentes, como o nordeste. E com essa tendência que surgiu recentemente e vem crescendo cada dia mais, de usar botas de cano curto com pantacourt, acho que o segredo é se jogar mesmo, sem medo de ousar.

 

Citei apenas 3 grifes com suas tendências e vocês viram que o que não faltou foram ideias para aderir cada uma delas em nossas combinações e looks. E se quiser pegar mais dicas de moda que possam te auxiliar, me segue lá no instagram @tagarelandomoda, que estou sempre compartilhando várias dicas por lá também.

Agora quero saber de vocês: Qual tendência você apostaria com certeza no seu dia a dia? Comenta aqui 🙂

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.