As famosas “parcerias” são definitivamente um dos temas que eu mais queria compartilhar por aqui, pois além de ser um tema que gera bastante dúvidas entre quem está iniciando neste meio, é pouco discutido, e muitas informações sobre como conseguir parcerias são passadas de uma maneira que ao meu ver é equivocada.
Mas antes de mais nada, gostaria de falar rapidamente sobre o significado da palavra parceria, uma vez que nos últimos tempos ela vem sendo aplicada da forma incorreta.
Se você jogar no Google a palavra parceria, a primeira definição que irá encontrar é “reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum; companhia, sociedade.”
Logo a parceria nada mais é do que um acordo entre 2 ou mais partes, que vise o bem comum, ou seja, beneficie ambas as partes. Mas por que eu estou falando disto em vez de partir direto para falar sobre como conseguir parcerias?
É simples, se você não entende o real significado do “promover uma parceria”, dificilmente você irá conseguir uma.
O primeiro grande erro de muitas pessoas que iniciam no meio dos bloggers/youtubers/instablogger, ou seja, influenciador digital é não entender o real significado da profissão influenciador digital (detesto esse termo, mas isso é assunto pra outro post kkk), muito menos o significado da parceria.
O papel de um blogueiro (e subdivisões que já citei acima) enquanto profissional é induzir o seu público a consumir determinado conteúdo, produto ou serviço, através do seu poder de argumentação, e essa indução, diferente das propagandas e publicidades tradicionais, que são bem escancaradas, digamos assim, ocorre de forma sútil, tão sútil que passa muitas vezes despercebido pelo público atingido, e a graça está justamente aí, pois se torna uma “propaganda/publicidade” mais natural, e já foi comprovada que é melhor aceita pela população.
Agora que tudo isto foi esclarecido (ufa, não dava pra iniciar esse post sem essa mini discussão, sério kkk), vamos as dicas do que fazer e o que não fazer para se adquirir boas parcerias. 🙂
1- Você possui um público que te acompanha?
imagem reprodução
Percebam que eu não perguntei sobre seus números, e sim sobre o seu público. Afinal, você tem pessoas que te acompanham? Isso é de SUMA importância para qualquer pessoa que queira buscar por empresas parceiras, pois afinal, a parceria é um acordo para beneficiar ambos os lados, não importa o que esteja em jogo nesta troca, e se nós trabalhamos com divulgação, podemos até promover a tal divulgação dos serviços/produtos da empresa, mas como vamos induzir o consumo se não temos pessoas reais, consumindo nosso conteúdo.
Portanto a primeira dica é: Se você não possui um público ainda, foque primeiramente nisto, se já possui, tente observar se quem te acompanha, segue suas “dicas”.
Agora o “baque”: Por que não falei de números? Seu público não se define necessariamente em números e sim em engajamento.
Você pode ter apenas 100 visitantes únicos diários em seu blog (ou de seguidores no instagram ou de inscritos no canal do youtube) e essas 100 pessoas interagirem com o seu conteúdo e o consumirem. Do mesmo jeito que pode ter 100 mil seguidores e quase nenhum de fato consumir suas divulgações. Entendeu a diferença agora?
Portanto esqueça os números que a maioria das pessoas que estão há mais tempo que você neste meio, tanto falam que você precisa alcançar, pois o que a pessoa realmente deve aquirir como influenciador digital é ENGAJAMENTO.
E como faço para aquirir engajamento? É aí que chegamos a segunda e terceira dica.
Falando Nisso…
Pra quem ainda está iniciando neste meio, recomendo 2 posts: O 5 dicas para quem está iniciando um Blog e o Dicas para conquistar o seu público.
2- Produza bom conteúdo
Mas como vou saber se meu conteúdo é bom? Antes de pensar em qualquer tema que possa gerar um conteúdo, pense: Esse tema é relevante de algum modo? Outras pessoas já abordaram sobre este tema? Se sim, como posso contribuir e trazer um diferencial mesmo que o tema já tenha sido bastante explorado por outras pessoas?
Não existe tema “batido” ou ultrapassado. Cada um de nós possuímos experiências e formas de pensar diferentes e que nos tornam únicos, portanto, use suas experiências a seu favor, para produzir um conteúdo legal, diversificado e acima de tudo, autêntico.
Produzir um bom conteúdo é SIM um diferencial para se conseguir parcerias, uma vez que as empresas querem suas marcas vinculadas a uma boa imagem e conteúdo criativo.
3- Estude seu público
imagem reprodução
Pode parecer clichê, mas conhecer bem o seu público é fator determinante na hora de fechar uma parceria, pois quando você for fazer de fato a abordagem com a empresa, é muito interessante que você saiba quem é o seu público, porém não só para apresentá-lo na abordagem, mas também para direcionar a divulgação afim de atingir o máximo de pessoas possíveis, e consequentemente, conseguir bons retornos para o seu parceiro. Portanto procure saber quem são as pessoas que lhe acompanham, de onde vem, faixa etária, classe social, o que consomem e etc.
4- Formas de abordagem para conseguir parcerias
imagem reprodução
Outro grande erro bastante comum entre pessoas deste meio, é a maneira como as mesmas abordam seus possíveis parceiros. Lembre-se parceria é troca, ambos os lados serem beneficiados. Portanto agora eu te pergunto: Por que uma empresa deve fechar uma parceria com você? O que te faz tão interessante a ela?
Meu conselho para iniciar qualquer abordagem é: Apresenta-se, fale um pouco sobre você e sobre o seu trabalho, o que você faz e como faz, mostre a importância da publicidade para atrair clientes, convença-o por meio de bons argumentos e no fim, lance uma proposta que seja atraente, mas deixe em aberto para que o possível parceiro possa sugerir também, pois as vezes iniciamos uma proposta com uma parceria simples, e no final conseguimos fechar um contrato pago e permanente.
Ahhh… E mais uma dica, sempre faça uso de e-mail para este tipo de abordagem. Directs e mensagens via chat de algum perfil da empresa não é nada legal, pois além de não passar seriedade, muitas vezes atrapalha a empresa, que usa aquela rede social para responder os clientes.
5- Leve a sério o que você faz
imagem reprodução
Vamos lá, parem e pensem: Como eu posso esperar que uma empresa veja o meu trabalho como blogueira como algo sério e profissional, se nem eu mesma faço isso?
Tenho o Blog há 4 anos, mas apenas de 2 anos pra cá que as coisas realmente começaram a acontecer e foi quando eu passei a receber propostas de parcerias e de trabalhos pagos com o Blog. O que eu fiz? Passei a acreditar no que eu fazia, levar tudo isto a sério e agir da forma mais profissional possível.
Quando você é um bom profissional e leva tudo o que você faz a sério, as pessoas a sua volta passam a perceber isto e também passam a te respeitar e reconhecer como bom profissional. Portanto organize seu trabalho, frequência de conteúdos, preze sempre por qualidade, tenha opinião, respeite seus colegas de profissão, seja transparente e aja de forma honesta e íntegra, não importando o que os outros façam para alcançar objetivos que você também deseja em sua profissão, pois no fim, o mundo a sua volta vai reconhecer aquilo que você faz, e as parcerias vão começar a surgir sem você nem precisar procurar por elas.
O “acreditar” não é apenas um clichê, é realmente um divisor de águas, e se você ainda duvida disto, recomendo que passe a acompanhar os vídeos das Irmãs Alcântara, no canal Tudo Orna.
Agora quero saber de você: Curte este tipo de conteúdo? O que mais você gostaria de ver por aqui referente a esta temática? Deixa nos comentários. 🙂
Olá
Eu tenho alguns parceiros incríveis, tanto com autores quanto com marcas incríveis. Eu considero o meu engajamento no blog bem bacana. Não tenho infinitos seguidores ou infinitas visitas diárias, mas quem me visita sempre deixa um recadinho, interagem pra valer, sabe e isso pra mim é incrível.
Vidas em Preto e Branco
Com certeza Larissa!
Se as blogueiras soubessem o quanto a interação das pessoas nos conteúdos é algo importante, valorizariam melhor isto.
É o nosso feedback de que estamos indo no caminho certo ou errado, no que podemos melhorar, e claro, a forma de mostrarmos aos nossos clientes que possuímos engajamento. Engajamento é algo muito mais precioso do que números altos de seguidores, pois de nada adianta ter números altos se as pessoas não consomem nosso conteúdo de fato.
Vou agorinha conhecer um pouquinho do teu Blog, amo conhecer gente nova, trocar ideia.
Beeijo 🙂
Super dicas por aqui!! ADOREI!!
Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-74-como-dar-cor-um-dia-de-chuva.html
Beijinhos ♥
Que bom que gostou Ana 🙂
Beeeijos!