Imagem de Reprodução
Parece algo simples, mas a verdade é que muitas vezes nos deixamos seduzir por tendências que a moda traz, comprando peças que usamos uma ou duas vezes no máximo e depois acabam esquecidas no guarda roupa, e eis aí o grande problema.
Para “estar na moda” e fazer boas combinações, não precisamos necessariamente aderir todas as tendências ao pé da letra ou sair comprando tudo o que aparecer pela frente, e se em tempos de crise precisamos ainda mais diminuir nossos gastos e consumir de forma consciente, que tal 5 dicas para adquirir peças coringas no guarda roupa que vão além do básico jeans + camiseta branca e vão te guiar todas as vezes que você pensar em comprar algo?
1- Conheça seu estilo
Imagem de Reprodução
Quando utilizamos as palavras estilo e moda numa mesma frase, muitas pessoas terminam levando o pensamento para o lado mais clichê da coisa e acreditando que “ter um estilo” é seguir algum padrão na hora de se vestir tachado pelo universo da moda. Ex: Fulano é básica, roqueira, boho, clássica, e por aí vai.
Porém, ter estilo dentro da moda é mais do que seguir um padrão ou famosa de plantão, porque ali terá também a sua individualidade, como você se vê e expressa por meio da roupa, e acredite, a forma como nos vestimos fala muito por nós: O que gostamos, o que estamos vivendo, nosso humor e etc.
Portanto a primeira dica é: Conheça seu estilo. Tire um dia livre, abra seu guarda roupa e revire-o. Perceba quais são as peças que você mais usa, quais que você mais gosta e quais você menos utiliza. Esse processo irá te ajudar a entender por exemplo, que mesmo que o amarelo seja a cor do momento e esteja super em alta na moda e estampando todas as vitrines de loja, de nada vai adiantar se for uma cor que você detesta e nem sequer possui em seu armário. (ou possui aquela única peça que comprou e nunca usou).
Conhecer o seu estilo vai evitar que você compre o que não vai usar, será um verdadeiro processo de autoconhecimento.
2- Aposte em acessórios
Imagem de Reprodução
Está cansada de ter que repetir as mesmas combinações de roupas e não tem muita grana para não repetir look? Aposte em acessórios. Liste todos os acessórios que você mais usa e curte e em vez de gastar absurdos em roupas, gaste pouco em 2 colares, por exemplo. As vezes, basta um boné para o look mudar completamente. Apostar em acessórios abre um leque maior de combinações e variações de looks.
Além disso, escolha alguns acessórios um pouco mais ousados e que traga vida ao look, ex: Um cinto com fivela mais larga, uma bolsa de cor mais vibrante, um sapato com amarrações, todos esses detalhes fazem a diferença até nas roupas mais básicas.
3- Não exagere nas peças neutras
Imagem de Reprodução
Costumamos chamar de peças neutras, aquelas que na verdade são as verdadeiras peças coringas, ou seja, vão bem com qualquer combinação, porém o maior erro que cometemos quando decididos adquirir uma peça neutra, é comprar modelos demais delas.
Uma calça jeans, um vestido preto, uma camiseta branca, são realmente coringas pois vão cair bem com qualquer outra peça, não importa a cor ou combinação. Porém não precisamos de várias calças jeans, vestidos pretos ou camisetas brancas para ter um guarda roupa confortável e que vamos usar, isto na verdade torna nossos looks repetitivos e é o que nos leva a enjoar logo da peça e escanteá-la no fundo do guarda roupa.
Então em vez de ter 3 vestidos pretos lisos, que tal ter um vestido preto, um com estampa floral e outro listrado, por exemplo? Isso vai te ajudar a fazer maior uso de todas as peças, sem ficar algo cansativo ou repetido.
4- Compre modelos variados das peças que você mais utiliza
Imagem de Reprodução
Ama calça ao ponto de usar TODOS os dias, não importando a ocasião? Então que tal comprar calças de modelagens variadas?
Temos a skinny, a pantacourt e pantalona, hot pants, flare, e além da variedade de modelagens, há também a variedade de tecidos e cores, ou seja, diversidades que vão ajudar bastante nas combinações com outras peças do guarda roupa, para acabar de vez com o desespero na hora de ter que escolher uma roupa para sair.
5- Pergunte a si mesma 2 coisas
Imagem de Reprodução
E se ainda estiver em dúvida quanto ao estilo e combinações, todas as vezes que entrar numa loja para comprar algo, pergunte a si mesma 2 coisas:
Eu realmente vou conseguir usar esta peça em várias combinações?
Esta peça combina com meu estilo e guarda roupa?
Pode ter certeza que carregando consigo essas duas perguntas sempre que for às compras, elas irão te salvar de vários gastos desnecessários, e claro, fazer com que você compre peças coringas que vão cair bem com quase tudo que você já possui.
Falando Nisso…
Pega essa dica de loja pra comprar tanto acessórios como roupas lindas, com preços bem legais, no post: Loja Gringa para comprar vestidos. 🙂