imagem reprodução

No meio de tantos perfis e pessoas produzindo conteúdo na internet, ter engajamento se tornou mais primordial do que ter grandes números em uma conta de rede social, mas afinal o que é o engajamento?

Uma das definições que mais gostei nos últimos tempos, e que é citada por muitos estudiosos do Marketing Digital, é a do Brian Haven, CSO da agência de marketing digital iCrossing, que definiu o engajamento social por meio de 4 fatores:

Envolvimento: O envolvimento é o contato do público com a marca. Pode ser medido pelos números e métricas que as próprias redes sociais nos oferecem ou por meio de aplicativos e ferramentas, como o Google Analytics. 

Interação: Como o próprio nome já entrega, todas as ações que o público exerce na tentativa de interagir, conversar com a marca, como comentários, discussões, participar de enquetes, pesquisas e etc.

Intimidade: A intimidade vai ainda mais além, pois é quando o público cria um sentimento, afeto ligado aquela marca, podendo remeter a marca a uma boa lembrança por exemplo, ter um apreço especial por ela, criando assim este vínculo íntimo e afetivo.

Influência: Quando o público se torna cliente e passa a consumir de fato tudo o que a empresa produz (como conteúdos produtos, serviços), indicar e defender a marca como boa referência em seu seguimento.

 

imagem reprodução

Haven acredita que o engajamento está muito além dos números que uma empresa pode alcançar, é na verdade a junção do quantitativo com qualitativo e capaz de estabelecer uma relação única com cada cliente. Uma pessoa engajada com uma empresa, não consome o que ela oferece apenas pela funcionalidade, pois a relação entre as duas partes vai além da utilidade e racionalidade, são vínculos também emocionais, afetivos.

 

Por que ter engajamento?

imagem reprodução

Diante desta breve explanação sobre o que seria de fato o engajamento, podemos perceber a importância dele para qualquer empresa, e no nosso caso, para o universo dos influenciadores digitais. 

TODO blogueiro/youtuber/influenciador digital que faz disto sua profissão, sabe que é por meio da publicidade que irá ter o seu “salário”. Portanto ter um público engajado em seu trabalho será o caminho a se buscar para rentabilizar um blog/canal/perfil em rede social.

Atualmente a grande dificuldade de muitos influenciadores digitais são: Primeiramente entender que os números não serão suficientes para explanar seu trabalho a uma empresa, em segundo lugar, desconstruir este conceito dentro dos próprios clientes, uma vez que sim, muitas empresas acreditam que APENAS os números do influenciador serão importantes.

Esta atividade será válida não apenas para termos um mercado de trabalho mais justo e honesto, mas também para eliminar alguns estereótipos que os influenciadores digitais recebem, e é aí que entra a importância de se ter um engajamento.

 

Como medir seu engajamento?

imagem reprodução

Acredito que muitos já puderam ter uma luz e perceber algumas formas de medir seu engajamento, logo após terem lido algumas das 4 definições, mas como o intuito desta categoria aqui no Blog é aplicar tudo as nossas vivências (e se você perdeu os outros posts desta categoria, clica aqui: #DeBlogueirapraBlogueira), vou explorar ao máximo em todos os exemplos que encaixem no perfil blogueiro/youtuber/influenciador digital.

Tem um Blog, Canal no Youtube ou perfil em alguma rede social? Passe a acompanhar tudo o que acontece com ele. Acessos diários, de onde são, principais cidades, gênero de quem te acompanha, idade, o que mais acessam e por aí vai. Não basta apenas saber que seu público é feminino e gosta de maquiagem, por exemplo. Quanto mais informações a respeito de quem te acompanha você tiver, melhor será para entender as necessidades do seu público e consequentemente direcionar estes dados aos possíveis clientes.

Veja quem interage em seus perfis e passe a retribuir a interação. Não basta responder os comentários, as pessoas gostam de saber que você se preocupa com elas, então responder uma mensagem de direct no intagram, de forma mais amigável e bater um papo, por exemplo, pode te ajudar muito mais a entender as necessidades daquela pessoa que te acompanha, do que apenas responder com um ♥.

Afinal, não adianta dedicar horas a um conteúdo e segundos aos seus leitores/seguidores.

imagem reprodução

Observe quem consome seu conteúdo seguindo uma dica, um link que você compartilha, por exemplo. Tanto o instagram como o próprio site oferecem dados e ferramentas em que podemos acompanhar essas situações. Mas também observe se puder, quem salva seu conteúdo, o instagram também dá a opção de ver quantas pessoas salvaram uma foto do feed, mas se não tiver como controlar isto, peça aos seus seguidores/leitores para que caso eles estejam confortáveis, compartilhem com você quais conteúdos consumiu, gostou, isso te ajudará a montar os dados que precisa sobre seu engajamento.

Crie enquetes, pesquisas para conhecer melhor essas pessoas, saber quantas delas já compraram algo por indicação sua, crie códigos de descontos com seus parceiros, procure sempre saber com eles quantos clientes surgiram através de você, instale programas e aplicativos que possam te ajudar a controlar quantas pessoas acessaram o site da loja do fulano que você está divulgando, tudo isto são formas de acompanhar e traçar seu engajamento.

 

Agora quero saber de vocês: Este conteúdo te serviu, foi útil para algo? Deixa nos comentários pra mim. 🙂

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.