Sempre há aquelas combinações que são muito divulgadas no universo da moda, como clássicos, que se tornam até clichês as vezes, devido a repetição quase como obrigatória delas. São elas: Jeans e camiseta branca, P&B,

azul e vermelho, entre outras.

Mas como fazer uso desses clássicos sem cair na mesmice?

Foi pensando nisto, que decidi compartilhar com vocês todos os truques que utilizo para pegar looks básicos e transforma-los em algo mais personalizado e único.

 

Para looks com Calças

looks

Imagem reprodução

Um dos truques que mais utilizo na hora de aderir uma calça no look é optar por modelos que fujam do convencional (aquelas calças mais lisas e sóbrias) e pegar modelos mais diferentes, com aplicações, cortes e caimentos variados, se for uma calça jeans, algum modelo mais “podrinho” ou até mesmo calças que contenham  tecidos com texturas diferentes. 

Isso faz TODA diferença na hora de montar qualquer combinação, pois as vezes é um detalhezinho no bolso da calça que deixará o look mais despojado e estiloso, por exemplo.

Outra dica que sempre dou, principalmente para calças jeans,  é brincar com a barra da calça dobrando-a um pouco mais acima de onde geralmente dobramos, pois além de parecer uma calça mais curtinha, dá um destaque maior ao sapato que você está usando. Esse truque  é ótimo para destacar sapatos de salto, sapatilhas, deixar a combinação mais atraente e até provocar  uma impressão de alongamento nas pessoas mais baixinhas. (tipo eu kkk)

 

Para camisas/blusas simples

looks

Imagem reprodução

Nós sempre temos aquela camisa ou camiseta branca lisa, bem básica, para utilizar no dia a dia, por ser prática e poder ser utilizada em diferentes ocasiões. Mas na maioria das vezes acabamos usando-a sozinha e enjoando logo da peça, correto? O segredo da famosa camisa/camiseta branca não está em ela ser lisa e combinar com tudo e sim em como você fará uso da mesma para se reinventar em cada look. Como assim?

A primeira dica é: Use-a de maneiras diferentes. Pode ser com uma amarração nas pontas, com as mangas dobradas, vestida ao contrário, colocada por dentro ou mesmo fora da peça que está utilizando por baixo, não importa a maneira, o segredo é mudar a forma de uso a cada vez que for utiliza-la.

Outra dica bem interessante é fazer uso de acessórios para dar aquele “up” na camiseta básica. Você pode pegar um colar mais curtinho e utilizá-lo junto a gola da camisa para destacar mais este ponto, ou fazer uso de colares longos em camisetas mais soltinhas, misturar mais de um colar fininho e delicado em alguma produção que queira que fique mais chique ou até fazer uso de uma fita longa preta, amarrada com um laço para deixar aquele “ar vitoriano” e super elegante numa camisa de gola. 

Pra finalizar no quesito camiseta, algo que muita gente fala, mas pouca gente faz: Sobreposições. Claro que é bem difícil fazer sobreposições em pleno verão de Recife, mas neste caso especificamente, a dica que eu dou é: Pegue peças com tecidos leves, quase transparentes, para colocar por cima ou por baixo da peça que você escolheu.

No inverno ou lugares em que a temperatura é mais amiga, vale se jogar nos blazers, coletes, jaquetas e tudo o que tiver de mais diferente e dê para colocar por cima da camiseta lisa que você possui.

 

Para looks P&B

looks

Imagem reprodução

Todas nós sabemos que preto e branco são combinações infalíveis e bem práticas, principalmente quando estamos sem saber o que vestir. Mas o P&B não precisa necessariamente se resumir a apenas uma peça de roupa preta e outra branca e mais nada.

Uma dica que eu SEMPRE aplico quando escolho por um look com essas duas cores, é na verdade inserir mais uma cor, só que como toque final.

Como assim?

Um batom vermelho, uma bolsa ou sapato vermelho (uso muito o vermelho, mas pode ser qualquer outra cor, tá?), algo que torne o resultado final mais harmônico e atraente, e de preferência com cores mais vibrantes, pois vão tirar um pouco o foco do “preto e branco basiquinho”, entende?

Além disso, sempre busco peças com cortes e tecidos mais diferentes e fora do convencional, como já falei que faço para calças. Uma saia com tecido brilhoso, uma blusa com mangas com babados, uma calça hotpants, e assim, misturo essas peças com as mais básicas que possuo no guarda-roupa. Isso abrirá um pouco mais meu leque de opções, e permitirá que eu repita a mesma peça em diferentes estilos e ocasiões.

 

Para todo tipo de combinação

looks

Imagem reprodução

Se tem algo que eu realmente invisto dinheiro com relação a moda, são os acessórios. Um cinto mais largo e de estampa, um chapéu diferente, uma bolsa de cor mais vibrante ou modelo divertido (amo as funny bags!),  um sapato com salto colorido, ou seja, acessórios mais personalizados, que podem ser utilizados infinitas vezes e que podem tornar um look simples, como jeans e camiseta branca, em um look único e super estiloso.

Inclusive, eu invisto até mais em acessórios do que em roupas. De sapatos à óculos, brincos, bolsas, rola de tudo um pouco no meu guarda roupa para poder fugir do convencional.

Agora quero saber de vocês: Possuem alguma dica/truque para fugir do básico e promover aquela incrementada no look? Deixa nos comentários para mim 🙂 

 

 

 

 

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.