Quem nunca fez a pergunta: Quanto devo cobrar por um publipost?

Chega batendo colega, que assim como tu, já passei muito por isso! kkkk E é exatamente por saber que esse é um dos perrengues mais comuns que passamos no início, que decidi trazer para o #DeBlogueirapraBlogueira essa discussão hoje 🙂 (E se tu ainda não conhece essa categoria aqui do Blog, clica AQUI pra conferir todos os conteúdos perdidos).

Determinar o valor de um trabalho nem sempre é fácil, principalmente quando não possuímos um parâmetro para seguir. No caso da profissão blogueira/youtuber, além de ser nova, sequer possui regulamentação, e isso resulta numa variação de valores que muitas vezes chega a ser absurdo. Portanto, tentarei aqui listar algumas dicas que segui e sigo até hoje, para saber o quanto cobrar diante de cada trabalho.

 

Não estabeleça seus valores usando como referência o de outras pessoas

publipost

 

Acredite se quiser, definir o valor de um publipost feito por você, usando como referência os valores e trabalhos de outra pessoa é talvez um dos maiores erros que podemos cometer quando o assunto é quanto cobrar por um publi. Devemos levar em consideração que seu amigo(a), ao estabelecer o seu preço, usou algo como parâmetro… Mas o quê foi usado como referência? Será que a referência desta pessoa está correta? Ou pior, será que você pode igualar o seu trabalho ao dele(a)?

Quando partimos para definir nossos valores em cima dos valores de algum colega de profissão, caímos no erro de igualar nossos trabalhos, como se executássemos exatamente a mesma atividade, quando na verdade, por trás do publi, um pode se empenhar e se dedicar mais, gastando mais horas do seu dia para executar determinada atividade, e o outro não. Portanto, na hora de montar sua tabela de preços, recomendo que não use como referência os valores de nenhum colega de profissão.

 

Não estabeleça seus valores usando como referência seus números

publipost

Aos poucos não só quem é blogueira/youtuber, mas também empresas que contratam publicidade por este meio, estão percebendo que os números NÃO são tudo. É aquela velha discussão que já geramos por aqui em outros posts: Posso ter 100 mil seguidores (ou visualizações) e não possuir nenhum engajamento, ou seja, ninguém consumir de fato o meu conteúdo. Fora que atualmente é muito fácil manipular estes números, principalmente se eles forem  de redes sociais (as famosas compras de seguidores, apps de automação, grupos de curtidas e etc).

 

Então como chegar a um valor final do quanto devo cobrar por um publipost?

publipost

imagem reprodução

 

Em primeiro lugar: Analise seu engajamento.

As pessoas que te acompanham consomem o seu conteúdo? Como você pode ter certeza disto? Quantas pessoas vão até a marca/empresa que você promove? Você oferece um retorno interessante a empresa/marca?

Essas são perguntas que você pode fazer para si mesmo, tentando responder da forma mais realista e sincera possível, para poder pegar os resultados destas perguntas e tomar como ponto de partida na hora de determinar um valor de uma publicidade.

Em segundo lugar: Quanto tempo você dedica ao seu trabalho? Quantas horas você gasta para produzir um post, por exemplo? Em sua (humilde) opinião, quanto você acha justo que as pessoas paguem por um trabalho de publicidade seu? (não importando o formato do publi)

 

publipost

Em terceiro lugar: Você INVESTE no seu trabalho? Comprou algum equipamento, pagou por algum serviço, fez algum curso ou contratou algum profissional, que de algum modo foi importante para melhorar a qualidade do seu serviço? Se sua resposta é sim para uma dessas questões levantadas aqui, você DEVE colocar sempre no valor dos seus serviços o investimento que você faz para tornar cada vez mais seu trabalho melhor. Afinal, equipamento fotográfico, domínio próprio e hospedagem não saem para você de graça, concorda?

Agora duas dicas que talvez vão te servir de guia todas as as vezes que surgir uma proposta de publipost: Sempre cobre pelo trabalho que você desempenha: Horas perdidas de sono dedicadas a oferecer o melhor naquele texto, as longas horas no processo de edição de algum vídeo ou imagem e por aí vai.

E valorize o seu trabalho. Propostas indecentes sempre vão chegar até você: Gente querendo pagar pouco, gente que sequer irá querer pagar, portanto cabe a VOCÊ decidir se vai aceitar ou não. Somos livres para fazer o que bem entendemos, e sempre haverá alguém para aceitar as tais propostas indecentes, mas é aquele velho ditado: Ou você se torna o primeiro a valorizar sua profissão/trabalho ou quem é de fora não vai valorizar, pois não podemos esperar que os outros valorizem nosso trabalho se nem nós mesmos fazemos isso.

Agora quero saber de vocês que chegaram até aqui:

Esse post te ajudou em algo? Ficou alguma dúvida? Deixa pra mim nos comentários 🙂

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.