imagem de reprodução
Sempre que eu posto alguma dica de loja gringa aqui e em minhas redes sociais (pra quem não me segue ainda: Instagram e Fan Page) surge a pergunta: Como faço para comprar nesses sites e acertar meu tamanho, uma vez que o tamanho deles é bem diferente do nosso?
Diante de tantas dúvidas, decidi trazer este post especial para desvendar de vez esse mistério e pra todo mundo perder o medo na hora das compras e acertar em todos o tamanhos de roupas e sapatos, e claro, parar de fazer “uni duni tê” e sair escolhendo os tamanhos na doida. kkkk
Nunca compre fazendo comparações entre os tamanhos brasileiros e gringos
imagem de reprodução
Esse é definitivamente o primeiro conselho que eu dou pra qualquer pessoa que quer comprar roupas em sites gringos. Nunca, em hipótese alguma compre fazendo comparações dos tamanhos padrões aqui do Brasil, com os da loja internacional que você escolheu, e o motivo para não recomendar isto é simples: Há uma grande chance de dar errado.
Muita gente não sabe, mas a padronagem que encontramos na maioria das lojas (P, M, G…36/38/40/42…) surgem de um estudo feito em cima da população daquela região, analisando o biotipo das pessoas, e por fim, determinando um padrão que tente atender a grande maioria. Portanto se este padrão já varia bastante dentro da nossa população, imagina de um país para o outro?
Dependendo do país, teremos mulheres mais altas ou baixas, com um pouco mais ou um pouco menos de busto, entre outros fatores, que no final vão interferir nas medidas de cada peça de roupa. E é aí que entramos no segundo ponto e dica que gostaria de passar para vocês. 🙂
Compre seguindo as medidas descritas no site/loja
imagem de reprodução
A grande maioria das lojas gringas possuem uma tabelinha completa com as descrições de cada tamanho de peça de roupa que vendem, indicando comprimento da peça, tamanho do busto, quadril, cintura, entre outros. Portanto, o ideal é que você retire suas medidas, e veja em qual padrão/tamanho apresentado no site da loja o seu corpo se encaixa. Assim será mais difícil cometer o erro de comprar uma peça de roupa que não é do seu tamanho.
Como retirar as medidas da maneira correta?
imagem de reprodução
As 4 principais medidas que você precisa saber são:
Busto: Para medir a largura do busto da maneira correta, você passa a fita em volta do corpo, exatamente por cima dos mamilos, lembrando sempre de verificar se a fita nas costas se encontra na mesma altura que a frente. Para saber a altura, a medida deve ser do meio do ombro até o mamilo.
Cintura: Basta contornar a marcação natural da sua cintura com a fita métrica (sempre atenta a altura da fita nas costas para ficar igual), mas caso não saiba onde fica exatamente a cintura, é mais ou menos uns 4 dedos acima do umbigo. Para peças de cintura baixa, as medidas devem ser retiradas em cima da bacia.
Quadril: Para medir o quadril, você deve começar pela parte mais larga dele, ou seja, mais ou menos no meio do bumbum, deslizando a fita até a frente e sempre lembrando de verificar se tanto na frente como atrás estão proporcionais na altura.
Comprimento da peça: Neste caso vai depender do tipo da peça. (blusa, saia, calça, vestido) Ex.: Se for um vestido ou blusa, a medida deve começar do meio do ombro, se for uma saia ou calça, deve ficar atenta quanto a cintura, se é alta, média ou baixa.
Portanto, não há mistério, tem que pegar a fita métrica mesmo e sair medindo todo o corpo, anotando todas as medidas e depois conferindo com as medidas que a loja disponibiliza para cada tamanho que possui.
Ahhhh… Outra coisa que todo mundo precisa saber é no final de cada medida, acrescentar de 2 a 3 cm como “medida de folga” para a peça não ficar muito justa e apertada ao corpo na hora do caimento, com exceção do quadril, que eu recomendo que se acrescente entre 4 ou 5cm, uma vez que nos movimentos de abaixar, levantar, sentar e etc, precisamos ter um pouco de folga na peça, para que a roupa fique confortável em nosso corpo. Ex. de tamanho: Tamanho S, 91 cm de busto + 2cm de folga.
E como faço para acertar o tamanho dos sapatos?
imagem de reprodução
Neste caso é mais simples do que imaginamos, e muita gente esquece dessa dica. Praticamente TODAS as marcas de sapatos aqui no Brasil colocam na sola (ou dentro do sapato) o tamanho brasileiro, europeu e dos EUA, e os dois últimos padrões são usados como referência em mais da metade do mundo, incluindo nas lojas chinesas.
Ou seja, basta pegar o sapato que tem em casa e virar a sola pra conferir qual tamanho gringo é equivalente ao seu tamanho no brasil, e claro, verificar qual padrão a loja gringa utiliza.
Mas fiquem atentas a uma coisa: Se você vai comprar um sapato fechado, como um tênis por exemplo, verifique o tamanho por um tênis que você já possui em casa e não por uma sandália aberta, pois dependendo do modelo do sapato (sapatos abertos ou fechados), o tamanho pode variar.
Falando Nisso…
imagem de reprodução
Se sua dúvida é sobre como fazer compras em sites gringos, se é seguro ou não, prazos de entrega, entre outros, confere o post: 5 dicas para comprar em sites gringos.
Gostou desse post? Curte esse tipo de conteúdo? Então deixa tua opinião nos comentários, me ajuda bastante como feedback 🙂
Olá querida Lais!
Amei as dicas/conselhos!
Esse post vai me ajudar muito nas minhas futuras compras!
Tenha uma semana ainda mais abençoada!
xoxo, Pam!
https://palomari.blogspot.com/
Ahhhh, que bom meu amor! Fico muito feliz em saber disto.
Um beeeeijo <3
Lendo esse post me fez lembrar as primeiras vezes que tentei comprar em sites gringos. Tive que pesquisar bastante no google para conseguir achar aqueles sites que convertem na hora esse tipo de coisa. Mas até então eu fiquei bem perdida e receosa para comprar. Se eu tivesse um post como esse seu, eu não teria perdido tanto tempo pesquisando para encontrar o que queria, rs.
Beijos,
Blog Gaby Dahmer ♥
Eu também Gaby!
Essa era a minha maior dificuldade na hora de comprar, tanto que diversas vezes deixei de comprar algo por isto.
Beeeijo pra tu 🙂