A base do momento, tão esperada e desejada pelas mulheres, por ser de uma Youtuber que é referência quando o assunto é maquiagem, principalmente maquiagem pra pele, afinal, quem não ama os tutoriais de maquiagem da Mari Maria?
A Mari é craque em preparação de pele, pois durante muito tempo fez uso de muitas maquiagens para esconder suas sardas, e mesmo hoje, vivendo um momento de autoaceitação, muita gente a procura pelos seus conteúdos de cobertura e camuflagem na pele, devido a ela conseguir sempre um resultado impecável em suas makes.
Comprei a Base da Mari recentemente e já na expectativa não só para usá-la, mas também para produzir conteúdos com ela, e como muuuitas de vocês me pediram uma resenha da base lá no instagram do blog, mesmo já tendo visto várias resenhas dela, decidi testá-la a fundo pra trazer um conteúdo de resenha completo e bem sincero, sobre a base, afinal… Será que ela é realmente boa?
Informações Sobre a Base da Mari Maria
A Base da Mari Maria Velvet Skin faz parte da linha de maquiagens Mari Maria MakeUp, sendo desenvolvida pelo laboratório da FarmaErvas, que por sinal é quem desenvolve os produtos da Tracta e também produtos de outras blogueiras.
A proposta da base é que ela seja sirva na verdade tanto como base e tanto como corretivo, dependendo da necessidade do cliente. É um produto Hipoalergênico, ou seja, foi testado dermatologicamente para minimizar ao máximo os riscos a alergias e irritações em diferentes tipos de pele. É uma base matte, e que possui um total de 10 variações de cores, para peles brancas, pardas e negras.
Primeiras Impressões após aplicação e após 10 minutos de uso da Base da Mari Maria
Imediato: A impressão imediata que se pode ter da Base da Mari Maria logo após aplicá-la no rosto, é que ela tem um efeito embelezador lindo, do tipo que deixa a pele beeem lisinha e com acabamento aveludado mesmo. É uma base seca, matte de verdade, mas que não incomoda ou repuxa na pele, mesmo que ela esteja ressecada. É de cobertura média e construível, portanto dá tranquilamente para construir diversas camadas com ela, sem sentir que a pele ficou grosseira ou pesada, de modo que a pessoa pode usá-la com uma cobertura mais suave, fazendo uma pele natural, ou construir a famosa pele rebocão para festas e outras ocasiões.
A base demora a secar, mesmo não tendo o efeito grudentinho de uma base líquida, o ideal é realmente esperar 10 minutos, que é quando ela seca completamente e dá pra ver resultados mais completos. E é aí que entram os problemas e polêmicas: Como a base fica após 10 minutos.
Após 10 minutos: A base acumula, ponto. Não há o que se discutir quanto a isto. Não importa se você com a pele limpa aplicou apenas a base, ou fez antes uma boa preparação de pele com foco em hidratação para ela não acumular, pois ela VAI ACUMULAR da mesma forma. Testei só a base na pele de um lado, e do outro lado com a pele hidratada, usando o hidratante que normalmente uso, e ela acumulou das duas formas. Acumulou e marcou na única linha de expressão que tenho, que é bem fininha e abaixo dos olhos, acumulou no que seria a linha do bigode, que eu nem sequer tenho, além de ter acumulado e marcado em volta do nariz.
Além disso, também testei numa noite em que saí para o cinema, fazendo uma pele completa com ela, usando hidratante, óleo pré make, bruma fixadora hidratante, primer e selando tudo com pó, e a base marcou e acumulou nos mesmos lugares citados acima. Ou seja, o que praticamente TODO MUNDO falou nas resenhas por aí é verdade: A Base da Mari Maria marca e acumula, e muito.
E aí vem a pior parte e polêmica: Ela não só marcou e acumulou em lugares que nenhuma base matte (nem das mais baratinhas, tipo Ruby Rose) havia acumulado e marcado, como também marca e evidencia MUITO os poros da pele, MESMO usando primer para deixar a pele mais lisinha. Nos poros dilatados e nos poros comuns da pele, que em geral são lisinhos, a base marca e abre no meio do poro, deixando tudo muito marcado, gritando, e isso particularmente me incomodou muito. Quem me acompanha nos tutoriais de maquiagem do instagram, sabe que eu AMO uma pele lisinha, beeem porcelana, com efeito photoshop, e lá ensino vários truques pra conseguir esse efeito de pele lisa (então me segue lá pra pegar as dicas 😉), então quando percebi que os poros da minha pele estavam completamente marcados, mesmo quando usei produtos diversos que normalmente uso pra não marcar, me frustei bastante.
Outro ponto importante e que me chamou a atenção por eu não esperar isto da base é que ela OXIDA MUITO. Testei a base na loja antes de comprar, e quase esperei um tempo para ver se ela oxidava, mas confesso que ACREDITEI FIELMENTE que isto não fosse acontecer com ela, devido aos diversos cuidados que tiveram para produzir este produto, desde a composição da fórmula, acabamento, testes dermatológicos e etc. Afinal, a alteração de cor é algo simples e que é corrigido pela maioria das grandes marcas, e só é comum em bases mais baratinhas e populares.
Após seca, a minha cor que aparentemente era a Bege Claro 01, ficou bem escura na minha pele, dando diferença no pescoço, e quando testei na loja a Bege Claro 02 de cara já vi que também estava escura, logo, não há nenhuma cor para mim na cartela das 10 bases.
Cores da Base da Mari Maria
Não sei como as cores foram escolhidas, mas a cartela de cores da base da Mari Maria é MUITO escassa. Não tem cores suficientes para todos os tipos de pele e as cores que tem são estranhas, oxidam e confundem o cliente. Vamos lá: Minha pele é de subtom amarelado, e como já havia visto alguns conteúdos e informações na internet sobre a base, já fui consciente na loja de que provavelmente o tom certo para minha pele seria a Bege Claro 02, que é de subtom amarelado. Mas ao chegar na loja e aplicar a cor Bege claro 01 de um lado e a Bege claro 02 do outro, acreditem se quiser: A 02 ficou escura na minha pele e a 01 parecia ser um tom neutro, e se encaixou perfeitamente no meu tom, ficando a mesma cor que do pescoço.
Neste momento pensei: Mas a Bege claro 01 não era rosada? Como que ela deu na minha pele melhor que a amarelada? Olhei de novo, testei em outros pontos da pele, tirei fotos, e sim, a cor 01 estava nitidamente no meu tom de pele e a 02 estava mais escura, dando diferença no pescoço. Trouxe a base pra casa sem o teste de oxidação que mencionei acima. Apliquei a base quando cheguei em casa, no rosto todo, e após esperar uns 10, 15 minutos no máximo, olho pra minha pele e percebo que a base está mais escura, tendo oxidado e dando diferença de tom comparado ao meu pescoço, além de ter ficado com subtom rosado.
Resultado: A base oxida muito e as que podem parecer neutras, podem alterar no subtom após secarem e oxidarem, o que é MUITO ruim e vai confundir muita gente na hora de escolher o tom.
Durabilidade da Base da Mari Maria
Como a base marca e abre nas linhas e poros da pele, mesmo selando com pó, vai abrir tudo e parecer que o produto saiu um pouco independente se você usou apenas uma camada ou várias, pois você conseguirá ver vários pontinhos na pele, que é justamente o meio do poro. Portanto ela fixa na pele e dura deste jeito uma média de 7h, 8h, se tiver usado primer e selado a pele com pó compacto. Já usando-a direto na pele sem nada, e sem selar com pó, dura uma média de 4h e meia na pele. E o ponto positivo dela é que não sai na água. Portanto pode suar ou deixar a água escorrer no rosto, que ela não vai escorrer junto ou manchar a pele.
Pontos Positivos da Base da Mari Maria
- Não sai com água ou suor, então é perfeita para lugares quentes e peles oleosas, pois não vai derreter;
- É media cobertura, mas construível, então dá pra brincar, usando ela de diferentes formas;
- Por não ser tão fluida, é mais fácil de espalhar e facilita o processo de cobertura da pele, de modo que você não desperdiça produto;
- Não estoura em flash e não deixa a pele opaca completamente, dá um leve glow, com efeito bonito de pele saudável e ficando bem bonita em fotos;
- Não resseca tanto a pele. Apesar de ser seca demais, ainda assim ela não é do tipo de base que deixa a pele ressecada após o uso, o que é algo muito bom para uma base matte;
Pontos Negativos da Base da Mari Maria
- Marca muito a pele: Linhas de expressão e poros se for usada sozinha, portanto até na pele lisinha de um bebê, vai marcar bastante;
- Oxida bastante de modo que altera até um pouco o subtom da base, então confunde o cliente na escolha;
- Não possui variedade de cores, então MUITA gente vai ficar de fora, sem tom, eu por exemplo precisaria de uma base de tom abaixo das opções de bege claro, com subtom amarelado;
- Horrível de remover. Uso a água micelar da Hidramais, e consigo remover até makes a prova de água facilmente com ela, mas sofri pra remover a base da Mari Maria, pois ela é tão seca, que mesmo com o algodão ensopado de água micelar, a base impede que o mesmo deslize fácil na pele, devido ao seu acabamento exageradamente seco. No fim, precisei de 3 diferentes produtos pra conseguir remover completamente a base, sem deixar nenhum resquício em minha pele;
Quem pode usar a Base da Mari Maria
Ela vai marcar em qualquer tipo de pele, seja ela seca, mista ou oleosa, mas acredito que na pele seca vai ficar horrível, pois tenho pele mista e já senti minha pele muito marcada por ela. Além disto, pra peles maduras eu não recomendo, pois se eu que nem linha de expressão e rugas possuo, tive a pele muito marcada, imagina o que ela não irá fazer em peles maduras.
Por ser uma base sequinha e que não escorre nem com água, quem tem pele oleosa vai AMAR, pois apesar dela não segurar o mínimo de oleosidade, ainda assim, se mantem na pele.
Recomendo a Base da Mari Maria?
Depende. Se for para peles oleosas e jovens, ou pessoas que moram em lugares quentes como o Nordeste, ela é uma boa opção de base, não a melhor, pois marca bastante na pele, mas a vantagem dela é que seu acabamento seco e aveludado impede que a base escorra mesmo que você molhe o rosto ou transpire muito.
A maneira que encontrei para usá-la sem marcar tanto em minha pele foi hidratando bastante a pele antes com um hidratante facial ou bruma fixadora, e logo em seguida aplicando algum desses óleos embelezadores. Passo a base nas camadas que desejo e após selar a pele com pó sem esperar a base secar, reaplico a bruma fixadora hidratante. Para peles oleosas não será necessário tudo isto. (Assistam ao vídeo no IGTV do Blog, que ensino a melhor maneira de usar a base da Mari Maria em diferentes tipos de pele).
O acabamento aveludado da Base da Mari Maria é real e ela não vai escorrer na pele, mesmo no calor do Nordeste, o que é um ponto positivo. Mas não espere pele super lisinha, pois ela vai marcar. Portanto, achei que pra o que ela entrega no quesito “qualidade” de produto, não vale tanto o preço. Valeria os R$ 51,60 que paguei se ao menos não marcasse na pele, pois até a versão antiga da Base da Ruby Rose, que não era hipoalergênica, mas era de alta cobertura, marcava bem menos que a Base da Mari e conseguia deixar o efeito de pele lisinha em mim.
Achei a iniciativa da base legal, e espero que repensem e ajustem a fórmula e cartela de cores. Analisando os conteúdos da Mari Maria e sabendo que ela usa muita base sem aplicar pó pra selar na maioria das vezes, acredito que a ideia inicial dela era uma base sequinha que não precisasse de pó para selar. Mas o tiro meio que saiu pela culatra, falta um pouco hidratante e óleo na fórmula da base, para impedir que ela marque a pele, e mesmo tacando muito hidratante a parte na pele, não é suficiente. Portanto é algo que tem que ser ajustado na fórmula mesmo.
UPDATE: A base da Mari Maria foi repaginada! Testei o mesmo tom da base, só que de um novo lote, adquirida recentemente, e descobri que a base mudou quase que completamente, e pra melhor! Tem resenha completa, comparando as duas versões em meu INSTAGRAM, confiram por lá!
Também testei A NOVA BASE DA MARI MARIA, A COVER UP!
Tô chocada! Mas como em outras resenhas já era de se esperar. Minha pele é oleosa e com linhas de expressão, então já está descartada por ser de alta cobertura e da Farmaervas. Tenho trauma das bases dessa marca, nenhuma dura na minha pele.
Quero uma pele bonita e não q me envelheça.
Muito boa a resenha.
Infelizmente ela envelheceu MUITO a minha pele, e eu NUNCA havia passado por essa experiência com base nenhuma. Achei essa base bem bizarra, da escolha das cores ao resultado final.
Eu achei uma boa base… Atualmente lançou outras mas de qualidade inferior, ainda não testei.
[…] mais resistentes e de alta fixação. Testei o Cleansing Oil com diversas bases, incluindo a base Velvet Skin, da linha Mari Maria Makeup, pois sinto que é uma base de alta fixação, que gruda na pele e dá trabalho pra remover, e não […]
Obrigado por compartilhar!
Por nada 🙂