Se tem duas formas de lavar o cabelo que eu AMO, essas formas são o Low Poo e No Poo (Co Wash), e todas as vezes que afirmo isto para outras pessoas, sempre tem alguém que fica viajando, sem entender absolutamente nada do que eu estou falando. Pensando nisto e no quanto eu amo poder compartilhar dicas legais e que sejam úteis a vocês que estão aqui todos os dias, decidi trazer tudo o que você precisa saber sobre o Low e No Poo , como isto pode fazer a diferença nos cuidados com o seu cabelo e de quebra, dica de uma linha de qualidade Low e No Poo.

 

Low Poo

É um método de lavagem em que consiste utilizar um shampoo de limpeza “suave”. Como assim?

A maioria dos shampoos que existem no mercados dos cosméticos possuem substâncias que limpam tanto os fios que chegam a agredir, pois removem praticamente toda a oleosidade natural do cabelo e muitos dos nutrientes que estão ali presentes.  A substância mais comum capaz de fazer isto é o sulfato, portanto os shampoos que são Low Poo, não contém sulfato, eles vão garantir a limpeza do cabelo, sem agressão ou camuflar os fios (vou explicar esta última questão mais a frente) e produzem pouquíssima espuma.

 

Quem pode usar?

Todos os tipos de cabelo podem usar Low Poo, até mesmo quem possui cabelo oleoso, pois a ideia do Low Poo é limpar sem agredir. A única coisa que recomendo tanto para quem possui o cabelo oleoso, como para qualquer outro tipo de cabelo é: Ficar atenta para não deixar excesso de produto.

 

Como usar?

Aplique o produto em toda raiz, esfregue bem e vá puxando para o meio e as pontas. Depois de massagear, lave o cabelo normalmente e use a máscara que você possui em casa e depois condicionador, como de costume, ou apenas o condicionador. Mas volto a repetir: Este shampoo produz pouquíssima espuma e não se iluda, o shampoo espumar não significa que está limpando seu cabelo, a espuma é um dos efeitos que o sulfato produz, por ser uma espécie de detergente.

 

 

No Poo/Co Wash

Sim, No Poo e Co Wash são nomes para a mesma técnica! Muitas pessoas  ficam confusas, por acharem que são técnicas completamente distintas, mas na verdade ambas consistem em não fazer uso de nenhum shampoo para limpar os cabelos, apenas condicionadores e que sejam também livres de sulfatos, parafina, óleos minerais e etc. O condicionador também possui substâncias capazes de limpar os fios, só que de forma ainda mais leve. É a minha técnica preferida, e MUITO indicada para quem possui cabelos secos, pois eles ficam mais macios e hidratados. Ahhh… E não produzem espuma!

 

Quem pode usar?

Todos os tipos de cabelo podem fazer uso desta técnica de limpeza apenas com um condicionador, porém quem possui cabelo oleoso, neste caso deve alternar suas lavagens de No Poo/Co Wash, pois pode sim ficar com os fios um pouco mais pesados. Além disso, o mesmo que foi dito para o Low Poo, digo para a técnica de No Poo/Co Wash: Cuidado na hora de remover o produto, para não acabar deixando resto de produto nos fios, pois vai acabar pesando e dando um aspecto “ensebado” no cabelo.

 

Como usar?

Aplique o produto em uma boa quantidade no couro cabeludo e toda extensão dos fios, esfregue bem, deixei agir por alguns poucos minutos (deixo entre 2, 3 minutos), e depois lave até perceber que o produto foi removido. Nesta técnica não é necessário utilizar mais nenhum produto para lavar os fios.

 

 

Mitos e Verdades sobre Low Poo/No Poo/Co Wash

Low Poo/No Poo/Co Wash não limpam o cabelo?

Mentira. São técnicas que limpam sim o cabelo, porém de forma mais leve, pois o intuito é preservar parte da oleosidade natural dos fios e seus nutrientes.

O cabelo fica com o aspecto ensebado com as técnicas de Low Poo/No Poo/ Co Wash?

Depende. O que acontece na maioria dos casos é excesso de produto. Como assim? Nós temos uma cultura de uma vida inteira usando produtos para o cabelo que espumam muito, e a espuma em 90% dos casos é nosso ponto de medida para saber se ainda tem produto nos fios e os mesmos precisam ou não serem lavados. No Low Poo, sai pouquíssima espuma dependendo da linha (a linha que eu uso, não produz espuma nem no Low Poo), e em No Poo/Co Wash, não há espuma.  Portanto na maioria das vezes a pessoa não lava suficiente e cai no truque de “se não espumou, o produto saiu e não preciso mais lavar”, quando na verdade o produto está quase inteiro em seu couro cabeludo, deixando-os fios bastante oleosos e pesados já na raiz.

São em pouquíssimos casos, que a pessoa realmente possui a raiz MUITO oleosa e as técnicas não dão conta (mais em casos de No Poo/Co Wash) de remover parte da oleosidade, pois na maioria das vezes a pessoa realmente não está sabendo dosar por usar a espuma como parâmetro.

Lavei meu cabelo com Low Poo/No Poo/Co Wash e ele ficou horrível, muito ressecado. É possível?

Sim. No início do texto eu mencionei que iria falar sobre produtos que camuflam os fios. Como assim? A maioria dos cosméticos para cabelos são carregados de petrolatos, sulfatos, parabenos e outras substâncias que dão o efeito de cabelo macio e brilhoso, que é o que chamamos de efeito “palpável”, pois ao tocar nos fios, o cabelo desliza. Eles dão o efeito, mas NÃO TRATAM DOS FIOS, a menos que sejam linhas enriquecidas de componentes naturais como óleo de coco, babosa e etc.

Quando abandonamos produtos assim para poder usar apenas Low Poo/No Poo e Co Wash, se o cabelo não estiver tratado e saudável, logo após a lavagem você já vai perceber os fios bem danificados e ressecados, mas não por conta dos produtos de Low Poo/No Poo e Co Wash e sim porque seu cabelo já estava assim antes, só que camuflado pelos produtos anteriores, pois eles criam uma película leve nos fios dando o tal efeito palpável de cabelo macio e sedoso. 

Portanto apenas após algumas lavagens com o Low Poo/No Poo/Co Wash é que o cabelo irá de fato voltar ao normal, pois realmente estará recebendo o tratamento adequado. Mas isto só irá ocorrer caso você não esteja tratando seus fios direito, ou seja, usando linhas que são carregadas de petrolatos, sulfatos, parabenos e que não possuem nenhum componente que realmente trata dos fios.

 

Linha de Low Poo/No Poo/Co Wash que recomendo

Estou absolutamente apaixonada por dois produtos da Brasilis Cosméticos, o shampoo de limpeza suave (Low Poo) e o condicionador de limpeza (No Poo/Co Wash), ambos da linha Vivá deles.

Os dois são livres de sal, parabeno, corante, silicone, parafina, óleo mineral e sulfato, e limpam os fios respeitando cada um a sua técnica e sem precisar fazer uso de muito produto. 

O shampoo possui extrato de avelã, faz uma limpeza leve, mas de qualidade e deixa o cabelo MUITO macio. Já o condicionador, possui extrato de própolis, arroz, cera de candelila, jojoba e cera de abelha, é bem hidratante e dá um brilho incrível nos fios. Ahhh… E ambos possuem um cheiro maravilhoso, porém não darei detalhes aqui da linha, pois na próxima semana estarei trazendo um post com resenha completa dos dois produtos para vocês e trazendo vídeo no canal do instagram (se ainda não me segue por lá, corre já: @tagarelandomoda) sobre como usar cada produto aproveitando o seu melhor, mas já adianto que eles valem a pena cada centavo! 🙂

Falando nisso…

Produtos liberados são ótimos para fazer No Poo/Co Wash, e já fiz um post aqui só falando sobre os mitos e verdades que circulam entre estes produtos, é só conferir o post: Produtos de cabelo liberados – Mitos e Verdades.

 

Escrito por

laisalves

Formada história, professora, modelista e agora blogueira.
Acompanhe minhas postagens sobre temas ligados ao
universo da moda e beleza.