imagem reprodução
Em mais um #DeBlogueirapraBlogueira (e se você perdeu os outros conteúdos dessa categoria, clica AQUI pra conferir todas as dicas), um tema que ainda gera muitas dúvidas entre pessoas que estão iniciando neste meio: O temido Mídia Kit.
Afinal, o que é um Mídia Kit?
imagem reprodução
Minha visão a respeito do Mídia Kit mudou completamente quando passei a fazer do Blog minha profissão, e olhar para ele com mais seriedade. Sem mais delongas, hoje ao meu ver o Mídia Kit é uma apresentação profissional do seu trabalho.
Vocês devem estar pensando: Laís, essa definição está muito vaga, não entendi direito. Vou exemplificar.
Durante uma entrevista de emprego a pessoa na maioria das vezes irá responder quem é, formação, o que faz, experiências, que objetivos possui ao estar ali, entre outras questões, e na maioria das vezes, se prepara em sua casa, para responder tudo isto do modo mais claro e profissional possível, correto? No Mídia Kit não será tão diferente, pois ele nada mais é do que um arquivo em que você relata informações acerca do seu trabalho.
Quando devo montar meu Mídia Kit?
imagem reprodução
Quando iniciar seu trabalho como Blogger/Youtuber.
Eu não pensava assim há 4 anos atrás, mas hoje percebo que ter um Mídia Kit te ajuda inclusive a montar todo o seu trabalho, meio que como um guia, sabe. E não importa se você ainda não possui um público consolidado ou poucas informações para colocar nele, pois o Mídia Kit é algo que você SEMPRE estará atualizando, na medida em que for crescendo e adquirindo novas experiências.
O que deve conter num Mídia Kit?
imagem reprodução
Este ponto é um pouco mais pessoal, pois realmente vai de pessoa para pessoa, portanto vou relatar em cima de minhas experiências. Ao todo, em 4 anos de Blog tive 3 Mídia Kit, e todos eles tiveram bastante mudanças e de acordo com as necessidades que fui identificando ao longo do tempo (volto a enfatizar que quando passei a enxergar o Blog como empresa, muita coisa mudou na minha visão), portanto, hoje ao meu ver, algumas informações são de sua importância:
Apresente-se e fale do seu trabalho
imagem reprodução
Não adianta dizer “meu nome é fulano, sou de tal cidade…” apenas. Quem é você profissionalmente? Em que posição se encontra no mercado atual? Se possui alguma formação, como esta contribui para o seu trabalho como Blogger? Essas são algumas das perguntas que recomendo qualquer pessoa fazer para si mesma antes de montar um texto de apresentação no Mídia Kit.
Quanto ao falar sobre seu trabalho: Dizer que tem um Blog/Canal no Youtube é suficiente para que o cliente entenda o que é o seu trabalho? Neste caso, penso que o máximo de informações relevantes que puder colocar sobre o seu trabalho, ajudará o cliente a entender o que você faz. Portanto fale sobre os temas que aborda, como aborda, como você trabalha enquanto blogueira/youtuber, formato de postagens, divulgações e etc.
Qual a sua missão?
imagem reprodução
Esse foi um ponto que me fez refletir bastante este ano, pois aos poucos me vi crescendo em público, engajamento, trabalhos pagos, e pensei: Cara, tudo isto está funcionando como uma empresa! Tenho conteúdo a produzir, pessoas a pagar, notas a emitir… O TM é uma empresa. E agora, daqui pra frente, o que eu quero para a minha empresa? Qual é a minha missão enquanto empresa?
Pensar na sua missão, te leva a entender o que você quer construir para o mundo, e claro, qual imagem quer passar, e acredite, te faz repensar diariamente até nas coisas mais simples, como publicar uma foto. Portanto, pense qual a sua missão com o Blog/Canal e apresente-a em seu Mídia Kit, pois isso também te ajudará para que as pessoas entendam o propósito do teu trabalho.
Fale do seu público
imagem reprodução
Não basta dizer que seu público é de um gênero ou de outro, quanto mais informações você tiver a respeito de quem te acompanha, melhor. Portanto, corra atrás, pesquise, promova enquetes, analise, busque saber de onde são, o que consomem e o que mais consomem, pois ter essas informações no seu Mídia Kit é algo realmente valioso.
Apresente seu engajamento
imagem reprodução
Percebam que eu não coloquei no título apresente seus números, pois ter engajamento é muito mais importante do que ter números de seguidores. Mostre na apresentação do seu Mídia Kit que você possui engajamento, ou seja, que as pessoas consomem seu conteúdo.
Cite as empresas que já trabalharam com você de algum modo
imagem reprodução
Muitas vezes ignoramos um ex cliente ou parceiro após o fim do trabalho, acreditando que ao terminar ali o contrato, tudo estará acabado. E acredite, pensar desta forma é um erro. Assim como o empregado sempre apresenta suas referências e experiências em antigos cargos de emprego, nós devemos apresentar nossos antigos projetos e trabalhos concluídos, pois isto é a prova de que outras pessoas depositaram confiança em seu trabalho.
Devo colocar os valores dos meus “publis” em meu Mídia Kit?
imagem reprodução
Fica a seu critério. Durante um bom tempo, eu já acrescentava uma tabela de preços com cada formato de divulgação meu. Hoje não acrescento por um motivo simples: Quase nunca o cliente quer fechar apenas 1 tipo de divulgação, portanto os valores são sempre reajustados e negociados, então para mim (dentro das experiências que vivencio atualmente), manter os valores não é interessante.
Ahhh… Sua dúvida é quanto cobrar por um publipost? Então confere o post #DeBlogueirapraBlogueira quanto cobrar por um publipost, com dicas para quem está iniciando no meio 🙂
Agora quero saber de você que me acompanhou até aqui:
Esse post te ajudou de algum modo? Ficou alguma dúvida que você gostaria de compartilhar?
Deixa nos comentários para mim 🙂